quinta-feira, 17 de março de 2011

O estilo de vida em Escarpas do Lago

Capitólio é uma simples cidade do interior. Tem ruas de pé-de-moleque, uma bela igrejinha na praça principal e casas humildes. Vez ou outra, no meio da população pacata você vê uma pessoa mais chique. No Carnaval, no meio da festa na rua, na parte da tarde, vimos um grupo estrangeiro. Os trajes "turísticos" já evidenciavam: mulher com écharpe no meio do verão brasileiro, homem com sandália da Timberland e uma enorme câmara fotográfica na mão. Para termos certeza ficamos lendo os lábios deles. Coversavam em inglês.

Estavam de passagem. Olharam curiosos para o movimento, sorriram como se quisesem participar do "fuzuê", entraram no carro e foram embora. Capitólio não é o lugar dessas pessoas. Em Escarpas do Lago, porém, poderíamos encontrar facilmente esse tipo de turista.

(Deck de Escarpas com os "barquinhos" dos endinheirados)

Muitos acham que Escarpas é um condomínio fechado ou mesmo uma outra cidade, mas Escarpas é um bairro da cidade de Capitólio. Como disse no outro post, o local começou a ser construído em 1978, privilegiando o luxo e o requinte. Ali é o paraíso dos endinheirados que querem uma casa de veraneio. Passear pelo bairro é como abrir uma revista de decoração, já que a tranquilidade local é tanta que é possível ver até o interior das casas pelos vidros e cercas, sempre abertos.

No fim de semana antes do carnaval, passei dois dias em Escarpas, na casa de uma amiga. Essa paz, inclusive, me chamou muito a atenção. O lugar não tem rondas de segurança até anoitecer, a maior parte das casas não possui câmeras, cerca elêtrica, arame farpado ou qualquer outro tipo de instrumento que possa barrar a entrada de um bandido. Para completar, os portões ficam abertas para quem quiser ver os casarões, lanchas, carros importados e quadricíclos da galera.

.
(Algumas das casas de Escarpas. Ainda não escolhi a minha...)



Mar de Minas

A grande vedete é mesmo o Lago de Furnas. É a maior extensão de água do estado e por isso mesmo conhecido como “mar de minas”. O Lago abrange 34 municípios e produz cachoeiras, cânions e outras formações naturais. Algumas tem acesso por meio de estradas de terra. Para outras, é preciso ter um barco (ou ter amigos que tenham =] ) ou contratar alguma agência local que faça o passeio. Entre as cachoeiras mais bonitas está a Cachoeira da Lagoa Azul, rodeado por águas de cor azul piscina que, sinceramente, eu não sei se onde vieram.

(Cor assim eu só vi em praias ou lago com pouca profundidade. Foto tirada desse link)

Outra atração são os cânions, grandes paredões rochosos (com mais de 20 metros de altura) cheios de reentrâncias que foram formados através da ação do rio e também por outros fatores, como o movimento de placas da crosta terrestre.

Apesar da beleza do lago, alguns pontos são extremamente poluídos. É o caso da Prainha de Capitólio, uma praia artificial criada em 1988. Perto dali, esgoto in natura é jogado diretamente no lago. Mas de forma geral o Lago de Furnas é limpo e as pessoas podem se banhar sem maiores preocupações.

(Paisagem assim que se sai de barco do deck de Escarpas. A marinha estava lá no fim de semana antes do carnaval e minha amiga esqueceu sua carteira de motorista de barco... quase ficamos na vontade)

Além de um bom lugar para nadar, os moradores encontraram nesse grande espaço aquático outra diversão: os esportes náuticos. No deck principal, perto do clube, lanchas e mais lanchas ficam estacionadas. Nos fins de semana elas são usadas para dar um passeio, fazer um churrasco ou brincar de wakeboard.

Farra restrita

Escarpas é um bairro tranquilo onde a principal diversão das pessoas é andar de barco e passar o dia com os amigos, tomando uma cervejinha. Por ser um local “de elite” as regras quanto à farra carnavalesca são rígidas. A festa acontece a tarde na praça principal. Um bloco toca samba e marchinhas de carnaval e, nos intervalos, as pessoas ligam o som dos seus carros no último volume (mais de um ao mesmo tempo, o que causa uma certa confusão). Até o ano passado, um pequeno trio elétrico passava pelas ruas tocando música e seguido por seus foliões. Devido à reclamação dos moradores, porém, ele foi proibido.

A noite, as pessoas fazem festas na suas próprias casas ou se dirigem à Cápitólio para curtir os shows. Escarpas resta tranquila para aqueles que querem descansar.

5 comentários:

  1. Boa tarde, Escarpas do Lago realmente é sensacional, eu e meus amigos já ficamos la várias vezes, e sempre voltaremos, o forte la é o aluguel por temporada de imóveis, a gente sempre aluga com o pessoal firmeza da Imobiliária Escarpas do Lago, deixo aqui o site deles www.iescarpasdolago.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TENHO CASA PARA ALUGUEL EM ESCARPAS DO LAGO , CASA COM 6 SUITES , PISCINA, JACYZZI, SAUNA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tá a locação para um final de semana, de sexta a domingo? Meu e-mail é simcristina@gmail.com

      Excluir
  4. Escarpas é sensacional. Eu como não tenho dinheiro para comprar uma casa lá, sempre alugo direto com os proprietários pelo site http://alugueescarpas.com.br

    ResponderExcluir