Rio de Janeiro
A cidade já é conhecida por promover o maior réveillon do mundo: são 2 milhões de pessoas a beira da praia de Copacabana para assistir os 20 minutos de estouro dos fogos de artifício.
(Réveillon na cidade maravilhosa. Foto tirada desse link)
Esse ano, simultaneamente a queima de fogos, a prefeitura do Rio organizou um inédito show de laser. Entre os artistas escalados para tocar na festa da virada do ano estão praticamente confirmados também Beyoncé e Madonna.
Salvador
O Nordeste é responsável por 34,7% dos viajantes estrangeiros - fora os brasileiros - nessa época do ano, e 11,6% deles escolhem a Bahia como destino final. A festa de réveillon de Salvador é uma das mais procuradas e uma das mais baratas. A principal queima de fogos acontece no Farol da Barra. As festividades continuam no dia seguinte, sempre ao som de muito samba e axé.
Para muitos, o réveillon da Bahia é o mais charmoso, e isso se deve a religiosidade de seu povo que, na virada do ano, enche o mar de rosas brancas e barquinhos com flores, espelhos e bijuterias oferecidas à Iemanjá, orixá africano aclamado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras.
(O símbolo de Iemanjá é tao forte que mesmo quem não segue alguma religião afro-brasileira lhe dedica flores no início do ano ou no dia 2 de fevereiro, data da festa desse orixá. Depois do réveillon, quando amanhece o dia, o mar já está cheio de rosas. Fotos tiradas desse e desse link)
Florianópolis
A festa na capital catarinense é conhecida com réveillon-luz, isso porque o maior símbolo da cidade, a ponte Hercílio Luz, fica coberta de micro-lâmpadas desde o natal. É de lá que vem a paisagem mais bonita da cidade na virada do ano: uma imensa cascata que cai da ponte e deságua no mar.
Além disso, a queima de fogos na Avenida Beira Mar Rio, próxima à ponte, recebe o nome de Show Piromusicado devido a sincronia das explosões com as músicas especialmente criadas para a festa. O réveillon é comandado pelos jovens, tanto que a festa vai até de manhã sem interrupções. Para quem prefere um barzinho e um clima mais calmo também há opção.
(Agora imagine essa imagem com fogos e mais fogos coloridos! Foto tirada desse link)
*Esse ano é pra lá que eu vou, e prometo voltar com muitas fotos e informações.
Ainda vamos viajar juntas um dia!
ResponderExcluirClaro que vamos! E já dou uma certeza: ano que vem, Itália!
ResponderExcluir