quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cansado de passar o ano novo no Brasil? Pegue um avião e prepare o champagne


Cada país comemora a virada de ano de uma forma bem peculiar, apesar de roupa branca, champagne e fogos de artifício já terem virado símbolos dessa festa. De uma forma geral, é difícil concorrer com o Brasil, que leva verdadeiras multidões às ruas e trazem shows literalmente de parar o trânsito. Em muitas cidades estrangeiras, a folia começa mesmo depois da meia noite, em festas badaladas oferecidas por boates ou restaurantes privados. De toda forma, cada lugar traz um espírito diferente.

Se no último post falei sobre três das festas de réveillon mais famosas do Brasil, nesse falarei sobre a comemoração em três cidades estrangeiras que também chamam a atenção: Nova York (EUA), Paris (França) e Sidney (Austrália).

Nova York

A festa mais famosa da cidade que "nunca dorme" acontece na Times
Square. Mais de 1 milhão de pessoas vão até lá para assistir ao espetáculo de fogos de artifício. Quando o relógio marca 23h59, a New Year's Eve Ball, uma imensa bola de coberta com 2.668 cristais e mais de 32 mil lâmpadas, coloridas começa a a descer da torre da Times Square.

(De um lado, a loucura da Times Square, lotada como sempre. Os fogos de artifício saem por todos os lados da torre central (u dia ainda descubro como fazem isso sem o risco de queimar nada ou dar um curto circuito. Do outro, a New Year's Eve Ball. Durante o dia, claro. Fotos tiradas desse e desse link)

Paris

O réveillon, palavra francesa que significa "despertar do dia", tem dois endereços aqui. O primeiro é no Arco do Triunfo, localizado no final da avenida Champs-Élysées. Os fogos de artifício podem ser vistos em vários pontos da cidade. O segundo é na Torre Eiffel, onde a queima de fogos ilumina seus 317 metros. Esse ano a prefeitura promete um espetáculo ainda maior em comemoração aos 120 anos da torre. Em Paris, passar o réveillon tomando um bom champagne é quase obrigatório.

Sidney

Para muitos, é o único espetáculo que pode competir com o de Copacabana. É da ponte Harbour Bridge, famoso cartão postal da cidade, que ocorre a explosão das mais de três toneladas de fogos de artifícios. A prefeitura de Sidney organiza duas queimas diferentes: uma às 00h e outra mais cedo, às 21h, para as famílias. Fique esperto com as alcohol free zone. Pode ser confundida com zona livre para álcool, mas quer dizer livre DE álcool. Quem for pego com bebidas pode levar multa...

(Foto tirada desse link)

2 comentários: