quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Então é Natal!

Amanhã é Natal! Já disse aqui no blog o tanto que gosto dessa época do ano. Apesar dos shoppings lotados e da correria para comprar presentes de amigo oculto, é um clima muito bom: luzes espalhadas pelas avenidas, muita rabanada e votos de felicidade. Assim que percebo que o Natal está chegando faço questão de entrar no clima. Quando a gente é criança contamos as horas pra ver o Papai Noel, mas depois que a gente cresce um pouquinho que seja, pronto: faculdade, trabalho e outros deveres desviam a atenção. É preciso esforço pra entrar no clima... e eu faço questão de me esforçar.

(A forma mais gostosa de fazer uma coisa salgada virar doce. Saiba como fazer rabanada aqui (vai por mim: faz a primeira. Rabanada com leite condensado fica muito doce. Foto tirada desse link)

Esse ano, no início de dezembro, tirei um sábado de manhã par arrumar minha casa inteira. Depois, eu e minha mãe preparamos rabanada com todos os pães velhos que tinham em casa. Ao longo do mês, vejo quantos filmes e desenhos natalinos eu puder. Vale a pena! Não posso dizer "Natal não tem mais graça", ou "nem vi dezembro chegar" e eu gosto disso.

A comemoração do Natal aqui no Brasil acontece dia 24. É nesse dia que as famílias se reúnem a noite, sentam em volta da mesa para conversar e, perto de 10 horas da noite, oram de mãos dadas. Depois da farta ceia de Natal (uma das melhores partes), acontece o amigo oculto. Até dar meia noite alguns tios já ficaram mais bêbados, sua avó já deu algumas cochiladas no canto do sofá e todo mundo continua beliscando o que sobrou da torta de sobremesa. Mas quando dá meia noite todo mundo pára pra olhar as crianças desembrulhando os presentes.

No outro dia, cada um na sua casa, é hora de ver o que papai Noel trouxe durante a noite. Na hora do almoço, todos se reúnem novamente para almoçar o retso da ceia de Natal (que sempre sobra). As crianças, não param de brincar e exibir seus presentes.

(Dos embrulhos, só sobram as migalhas)

Esse é um natal tipicamente brasileiro. O seu pode não ser assim, mas acontece dessa forma na maioria das casa. Mas e nos outros países, como é? Resolvi, nesse post pré-Natal, mostrar como as pessoas comemoraram a data:

Estados Unidos

Repleto de luz, os norte-americanos gostam de esbanjar no brilho e na decoração, que conta com bonecos de neve (isso fica mais fácil para quem não mora em uma região tropical) e velas coloridas. As guirlandas são quase obrigatórias. Vizinhos e corais se organizam para cantar canções natalinas pelo bairro. A ceia acontece no dia 25 e tem como prato principal peru recheado. Dentro de casa, as crianças colocam meias perto da lareira e deixam um copo de leite e um prato com biscoitos para o Papai Noel comer quando chegar.

(Natal é mesmo em Nova Iorque! A pista de patinação do Rockfeller Center é uma entre várias. Foto tirada desse link)

Canadá

Em certas regiões os jovens se fantasiam e visitam lares de idosos e deficientes desejando Feliz Natal. Alguns cidadãos fazem como os estadunidenses e saem pelas ruas cantando e tocando instrumentos. A ceia dos canadenses acontece na véspera de Natal (dia 24) e é composta por muitos e diferentes tipos de peixes.

México

A religiosidade dos mexicanos é bem acentuada. Nove dias antes do Natal, eles começam a realizar procissões para lembrar os difíceis acontecimentos antes do nascimento de Jesus. Esse período simboliza a ida da família de Nazaré para Belém, que durou nove dias.

Cuba

O Natal foi banido do calendário cubano desde 1969, quando se instalou a Revolução socialista. Só em 1998, com a visita do Papa João Paulo II, o Natal voltou a ser comemorado "oficialmente". Ainda assim, a data não é significado de luzes e enfeites, que só aparecem em algumas casas. Dia 25 de dezembro passa como se fosse um feriado qualquer, a exceção das famílias que ceiam pernil ou leitão assado. De sobremesa, o torrone ganha do panetone.

Equador e Bolívia

A tradição religiosa aqui também é forte. Como a maior parte da população desses dois países é indígena (ou tem descendência de índios), as peças dos presépios têm rostos com olhos puxados e cores mais morenas.

(Presépio de natal do Equador. Foto tirada desse link)

Venezuela

O Natal na Venezuela tem uma curiosidade: as crianças vão para a primeira missa do dia 25 de patins. São tantas, que o trânsito de veículos costuma ser interrompido para que elas passem. Um dia antes, as crianças amarram um barbante ao dedão do pé e colocam o resto da corda para fora da janela. Assim que as primeiras crianças acordam e vão para as ruas elas passam puxando os barbantes das outras, chamando para a missa.

Argentina

No interior do país, a ceia acontece do lado de fora das casas, no quintal ou no jardim (sempre do lado de alguma churrasqueira). As festas começam e terminam bem tarde e são regadas a muito vinho e champagne. Também é comum soltar fogos de artifício a noite.

Portugal

Na "terrinha", e não para menos, o natal é bem parecido com o nosso. A diferença está no prato principal da ceia, que é bacalhau e arroz de polvo. O doce típico do Natal português também é a rabanada, mas há ainda uma surpresa para as crianças: durante a ceia elas podem comer o bolo-rei, um pão de frutas que vem com um presente dentro, algo como um ovo de páscoa natalino.

Itália

Todas as igrejas montam presépios e a ceia é regada a peixes e massas. As crianças italianos esperam ainda mais para receber os presentes. Na itália, eles são entregues só no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, para lembrar a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Enquanto o dia não chega, as crianças esperam a visita de Befana. Segundo a lenda, os Reis Magos pararam antes de chegar a Belém e pediram abrigo e comida a uma senhora que se chamava Befana, que recusou. Dias depois ela estava arrependida, mas já era tarde para encontrar os três homens. Até hoje ela anda pelo mundo a procura de Jesus. Befana traz presentes ao meninos bons e castigos aos maus.

(Pessoas admirando decoração de Natal no Vaticano algumas horas antes da Missa do Galo, rezada pelo Papa. A missa atrai milhões de pessoas, todo ano, às 00h00 do dia 25 de dezembro. Foto tirada desse link)

Suécia

Aqui a festa começa cedo, dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Para quem nunca ouviu falar nele, São Nicolau nasceu no século III, em uma família muito rica. Com a morte dos pais ele seguiu a vida religiosa e resolveu doar todos seus bens. Famoso pela sua generosidade, ele virou lenda. Diziam que todo ano ele passava por vários locais doando presentes para as crianças: o Papai Noel. Voltando à Suécia, no dia 6 de dezembro as crianças escrevem cartas, as trocam com São Nicolau por um saco de balas ou nozes e ficam esperando seus presentes chegarem no dia 25. Na ceia também há uma tradição: a filha mais velha se veste de barnco com sete velas na cabeça e passa pela mesa servindo bolo a todos da família.

França

A tradição dos franceses no Natal é a reconciliação. Eles visitam a casa de algum amigo e pede perdão. Depois, brindam a união com vinho. Para a ceia, cada região tem seu prato principal, que pode ser pato, peru ou ostras. Os alunos mais novos representam cenas da vida de Jesus durante o mês de dezembro.

Belém

Em 25 de dezembro, Jesus nasceu em uma manjedoura, em Belém. Como era de se esperar, o Natal na cidade é cheio de peregrinos e tribos árabes da região. Milhares de pessoas se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos e oram por Jesus em frente ao seu berço, que é exposto na igreja somente do dia 24 para o 25. Os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinas de pão preto e vinho. Quem mora em Belém comemora o Natal em família, com muitas orações.

(Dizem que foi aí que Jesus nasceu. As pessoas se ajoelham no local para adorar o berço. Foto tirada desse link)

Índia

A população indiana é majoritariamente hindu ou muçulmana. Assim, o Natal não é comemorado oficialmente. As casas são decoradas com enfeites, mas não se nota nada nas ruas. A árvore típica, inclusive, não é o pinheiro, mas espécies mais comuns como a mangueira e a bananeira. A tradição de dar presentes, porém, é seguida. Também é costume dar esmolas maiores nessa época do ano.

China

O Natal na China é bem iluminado e decorado. as casas ficam enfeitadas com lanternas de papel e as crianças também colocam meias perto das árvores de natal. Porém, como o país não é católico, a festa mesmo acontece no final de janeiro, quando eles comemoram o Ano Novo chinês. Nessa data as crianças ganham presentes e todos comem pratos típicos durante o dia. Retratos de familiares que já morreram são pendurados no local mais visível da casa para serem lembrados.

(Lanternas de papel chinesas. De diversas cores, formatos e tamanhos, as lanternas são muito comuns na China e no Japão e estão associadas a festas. Foto tirada desse link)

Japão

Por também não ser um país católico, o Natal não é muito difundido. Apesar disso, os japoneses abraçaram a tradição de distribuir presentes durante uma ceia aonde o prato principal é o Peru. Outra tradição que se difundiu bastante foi a do presépio, mas eles têm um jeito próprio de arrumar. Como as bonecas são muito apreciadas e colecionadas pelo país, o presépio é montado com esses objetos. Cada menina gosta de montar o seu.

2 comentários:

  1. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih! vontade de viajar pra longe!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de ir pra todos esse lugares... um a cada ano só pra ver como que é!

    ResponderExcluir