segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cidade milenar

Os nomes das mais famosas todo mundo sabe: Paris, Toulouse, Lyon, Bordeaux... mas diz aí quem ja ouviu falar de Clermont-Ferrand (e sem ser por minha causa)? Apesar de aparecer pouco, é uma importante cidade. Se levarmos em conta que a França tem lá centenas e centenas de cidades, Clermont chega a surpreender:

- É a 23 maior cidade da França, com cerca de 150 mil habitantes.
- É a 17 maior área urbana do país.
- Abriga a sede da multinacional Michelin (que influenciou fortemente o desenvolvimento local desde sua inauguração, nos anos 1910).
- Ocupa o 16 lugar no ranking nacional de ensino superior do país e abriga 35 mil estudantes, sendo 13 são estrangeiros.

Já dá pra começar a gostar da cidade assim, não? Mas o mais interessante ainda é o fato de a cidade ser milenar: Clermont-Ferrand existe há cerca de 2 mil anos. Para mim, que moro em uma cidade que não tem nem 120, é surreal.

(Um dos primeiros indícios da idade local: Temple de Mercure no alto do Puy-de-Dome. Foto tirada desse link)

Clermont é mencionada pela primeira vez pelo nome Nemossos, um termo gaulês que quer dizer "floresta sagrada". Durante o império romano, Clermont tinha uma população estimada em 15 a 30 mil habitantes, sendo uma das maiores cidades da Galia Romana. Com o fim do império romano, Clermont entra em um momento de trevas e tem seu território invadido por diversos povos gauleses.

En 848 a cidade ganha o nome de Clairmont, em referência a um forte chamado Clarus Mons. Alguns povos lutaram pelo domínio da cidade, nao só político como também religioso. No século X, uma consagrada catedral romana é destruída por alguns exércitos. No lugar, foi construída a catedral de Notre-Dame-de-l'Assomption. Símbolo da cidade, a catedral de estilo gótico foi feita com uma pedra vulcânica largamente utilizada na região e que dá às construções essa cor preta característica.
















(Bonita por dentro e por fora)

A igreja tem uma longa história de vida. Não por menos, sua construção começou em 1248 e só terminou em 1884. Entre os mais de 600 anos de obras, diversos artistas tornaram-se responsáveis pelo local. Além disso, revoltas e guerras destruíram partes da Catedral, o que obrigou os trabalhadores a começarem de novo.

Devido aos seus 50 metros de altura e 108 metros em cada torre, a igreja é o destaque da cidade pode ser vista praticamente de qualquer lugar. Logo ao lado da Catedral, na praça da Vitória, há uma estátua do papa Urbano II, responsável pela primeira Cruzada cristã de que se tem notícia.

(A primeira Cruzada tinha como objetivo deixar a passagem para Jerusalém livre para os cristãos. Mas há controvérsias...)

A essa altura, Clermont era a vila episcopal. Ao seu lado, os condes de Auvergne fundaram a cidade de Montferrand que foi, durante toda a época medieval, a vila dos condes. A união entre as duas vilas demorou um bocado para acontecer, pois tinham uma população e uma cultura muito diferentes. A junção das vilas só foi confirmada em 1731 por Luis XV.

No próximo post conto mais sobre os monumentos e museus da cidade!

3 comentários:

  1. Adoro saber das coisas pelo seu blog, Ju! Ainda mais quando vem assim, casado com um bocado de história e pesquisa!Parabéns! O blog tá cada vez melhor.
    Beijos e saudade

    ResponderExcluir
  2. Ju, não consigo ver algumas das fotos. oO
    Saudade de você. Esqueceu da band, foi? Rs :D

    Manda notícias! :)))

    ResponderExcluir
  3. jú, aí não tá rolando greve não? saudades dos nossos almoços! bjs!

    ResponderExcluir