quarta-feira, 20 de junho de 2012

Influência dos blogs de viagem

95,9% dos brasileiro que usam internet acessam blogs, o que faz o Brasil ser o país com maior acesso a blogs em todo o mundo. Desse enorme universo de internautas, 10% deles buscam conteúdos relacionados a viagem. Esses são dados de uma pesquisa lançada pela Boo-Box, a primeira empresa brasileira de tecnologia para publicidade e mídias sociais, em junho desse ano. Esses e outros dados mostram claramente como os blogs de viagem vem crescendo na internet.

(Parte da pesquisa da Boo-Box. Para ler todo o conteúdo é só clicar aqui)

Fui conhecer esses e outros dados durante o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (Eibtur) que aconteceu em Foz do Iguaçu entre os dias 13 e 15 de junho. O evento tinha como objetivo principal reunir blogueiros nacionais e internacionais para discutir os rumos dos blogs de viagem.
.
É fácil perceber que a internet está influenciando o mundo do turismo. Todos nós já pesquisamos o preço de uma passagem de avião, fizemos reserva de hotel a partir de um site de busca ou procuramos informações de passeios sobre uma cidade. Se alguém ainda não o fez, com certeza conhece alguém que já experimentou. Mas o impressionante foi ver como os internautas recorrem a blogs para buscar opiniões e dicas de viagem.
.
(Pint screen da página do TripAdvisor, uma das maiores redes de viajantes do mundo. As resenhas e opiniões geradas no site são responsáveis pela decisão das pessoas em todo o mundo)

Mas porque a consulta a blogs e redes de viajantes é cada vez maior? Simples. As pessoas que estão por trás dessas mídias são... pessoas. Elas são reais, feitas de carne, osso, foto e perfil. Não são como sites que defendem uma marca. Também não são agências de turismo que querem vender um destino para obter uma parcela de lucro. 
A maior parte dos blogueiros começou por paixão, pelo simples desejo de compartilhar suas experiências. Mesmo quem vive disso (sim, há pessoas que vivem disso) tem autonomia para dar sua opinião e contar o que viu e o que não viu, o que comeu e o que não comeu, o que gostou e o que não gostou. E em um mundo tão impessoal, os internautas estão buscando pessoas reais. E essas pessoas reais, meu caro Watson, somos nós.
.
Todos temos o poder de influenciar os outros. Fazemos isso o tempo todo, com amigos e familiares. Mas a minha verdadeira preocupação é que, na internet, esse poder é multiplicado. Como? Outra pesquisa mostra que mais de 50% dos internautas afirmam que uma resenha gerada por um viajante já influenciou a sua decisão de compra. Pensar que algo que eu escrevo pode ser responsável pela decisão de uma pessoa é importante para entender minha responsabilidade. Responsabilidade com o conteúdo, com os comentários, com as imagens e, principalmente, com as opiniões.
.
(Blogueiros (reais) reunidos no 1º Eibtur com as Cataratas ao fundo. Foto: Pedro Serra - Blog Sem Destino)

Blog de viagem é um veículo de comunicação que não precisa de relevância jornalística. Os textos não precisam de gancho, entrevistados, aspas ou dados. Podem fazer isso tudo, claro, mas não se resumem a isso. Blogs de viagem precisam mesmo é de contar uma experiência. Blogueiros de viagem podem dar a sua opinião, podem usar adjetivos para falar bem, para falar mal... mas têm de reler o texto mil vezes antes de postar. Blogueiro de viagem tem de deixar claro se o post é pago ou não e se viajaram para o lugar ou se estão falando pela voz de outra pessoa. Os blogs são um campo em construção e os blogueiros podem inventar, testar, apostar em novas tendências... só não podem deixar de ser sinceros e éticos.

10 comentários:

  1. Oi Jú
    Legal. Adorei te conhecer.
    Beijos
    Alexandra
    @cafeviagem
    @destemperadinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito de te conhecer!
      Já peguei seus contatos! vamos nos falando!! Beijos!

      Excluir
  2. Adorei seu post e perspectiva Ju! É exatamente isso... crescer sem perder a essência que nos faz blogueiros. Foi um prazer conhecê-la durante o Eibtur. Muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um prazer conhece-la Cláudia!
      Agora é trabalhar tudo pra colocar tantas ideias boas em prática! Beijos!

      Excluir
  3. Lindinha!!! Super post! prazer giga em te conhecer no Eibtur!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina!! Que saudade! Estou te esperando nessa belzonte de meu Deus! ;)

      Excluir
  4. Oi Ju, parabéns pelo blog e publicações. Já a sigo em ambos os blogs.
    Obrigado pelos comentários no meu blog.
    Vamos nos comunicando e propagando nossas ideias.
    Abraços!
    http://viajantesustentavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Augusto! Sua iniciativa é 10! Vamos nos falando sim! Abraços!

      Excluir
  5. Ótimo post, Ju.
    Adoramos conhecê-la =)
    tomara que dê pra gente ir a BH tb.
    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei conhecer vocês!
      E espero vê-los em BH! Tem muita coisa boa pra fazer por aqui!! Beijos!

      Excluir