quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Real Alcázar - Sevilha

25 anos atrás, o lindo conjunto de edifícios palacianos conhecido como Real Alcázar foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Hoje, ele continua lindo e exuberante - e perfeito para um passeio durante o inverno quentinho de Sevilha.

(Depois de uma entradinha estreita, um pátio digno da realeza)

O Real Alcázar é um complexo palaciano. Complexo no sentido literal e também no metafórico. Isso porque sua origem remonta à época romana. Nesse mesmo espaço existia um antigo assentamento romano que começou a tomar as suas formas atuais somente no ano de 712, quando os árabes conquistaram a cidade de Sevilha. Aí construíram a residência dos governantes. Desde então, o Real Alzácar foi se fortificando e ganhando novos pátios e edificações.

(Detalhes da arquitetura árabe no Palácio de Pedro I, um dos salões mais imponentes do Real Alcázar)

A coisa mudou em 1248, quando o rei Fernando III conquistou Sevilha. O poder, que antes era dos muçulmanos, passou a ser dos cristãos. E o palácio, que antes tinha uma arquitetura predominantemente árabe, recebeu influências de distintas vertentes como a gótica, a renascentista e a barroca.

(Alguns dos detalhes mais modernos)

O Real Alcázar foi palco de diversos acontecimentos ao longo da história espanhola e ainda hoje é usado como residência da família real quando esta passa por Sevilha. Quem dera o governo abrisse uma brecha e deixasse cidadãos comuns como você ou eu dormir um dia dentro dos muros do palácio. Seria quase impossível pegar no sono com tantos detalhes a serem percebidos.

Três espaços merecem mais atenção (ou mesmo o dia inteiro a se perder...). O primeiro é o Palácio de Pedro I, construído em 1364 a pedido de Pedro I de Castilla. O local se converteu na primeira residência de um rei espanhol sem a proteção dos muros exteriores ou das defesa do castelo. Ele também é denominado como Palacio Mudéjar, devido a sua arquitetura que mistura influências árabes e anadalusí.

(A cúpula de um dos salões do Palácio de Pedro I e sua infinita riqueza de detalhes)

O segundo espaço que sempre me deixa de boca aberta (literalmente) é o Patio de las Doncellas. Arrisco a dizer que é o espaço mais bonito de todo o Alcázar. Ele também faz parte do Palácio de Pedro I e é uma das obras mais representativas da arte mudejár andaluza. O local está rodeado por arcos de mármore cheios de arabesco sustentadoas por pilares duplo. Nas paredes, uma série de azulejos coloridos formando desenhos de estrelas de seis pontas. No centro, um jardim com plantas e caminhos de água que, na arquitetura árabe, não só ajudam no conforto térmico como representam riqueza.

(A beleza e os detalhes do Patio de las Doncellas)

O terceiro ponto são os Baños de Doña María de Padilla. O espaço pertence ao Palácio Gótico e é um sótão formado por uma grande nave de dez partes, cada uma delas cobertas por uma abóbada em forma de cruz. As cores das luzes e do reflexo da água formam uma imagem fascinante.


Esses e outros espaços fazem do Real Alcázar uma das joias da cidade de Sevilha e um local a ser visitado. Eu mesma fui conquistada por ele a dois anos atrás, depois de ter passado pelo centro histórico da cidade e pela linda Plaza España e ter certeza absoluta de que não ia ver mais nada de surpreendente na cidade. Pois bem, estava enganada...! Abaixo, mais fotos dos salões do palácio:

(Sala gótica do Palácio de mesmo nome)

(Mármores e azulejos)

(A vista do lado de dentro e o que me esperava do lado de fora)

(Tranquilidade no Palácio)

(Maior do que o próprio Real Alzcázar são os seus jardins, desenhados com o objetivo de fazer o visitante sentir-se no meio da natureza)

4 comentários:

  1. Mais um pra lista... Lindo demais!
    Beijos e feliz 2013!
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vale colocar na lista, Dani!
      Feliz 2013 para vc também!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Ola pessoal,
    Sou brasileira e vivo há 08 anos em Andaluzia. Recomendo também que adicione a esta viagem uma escapada para o Marrocos, você pode conhecer em pouco tempo cidades como Tanger e Tetuán ou uma viagem de 5 dias até Casablanca ou Marrakech!
    Pouquíssima gente sabe disso,existe uma empresa que organiza tours em ônibus saindo quase todos os finais de semana de Andaluzia, o Marrocos está a apenas 14 kms de distância da Espanha, cruzando o mitico estreito de Gibraltar.
    Os tours saem de Sevilha, Cádiz, Málaga, Jerez, etc.
    Você pode começar o tour por qualquer uma destas cidades e terminar em OUTRA destas cidades.
    Por exemplo: Sair ao Marrocos desde Cadiz e na volta descer em Málaga, a propria empresa que faz o tour pelo Marrocos te organiza isso.
    Este itinerario pode ser feito de maneira inversa, saindo de Málaga ou mesmo de Sevilha, enfim, existem mil e uma maneiras.
    Além disso, desde Málaga ou Sevilha vc pode pegar um AVE e voltar até Madri. Se quiser mais informaçoes eu posso te ajudar! Boa Viagem ! Deixo meu email calcastilho@gmail.com

    ResponderExcluir