quinta-feira, 22 de abril de 2010

Camping em família - Personagens (7)

"Meu filho nasceu no mato. Com 7 meses de idade eu já levava ele pro acampamento comigo. Colocava ele naquelas bolsas de criança, que parecem uma mochila, e saía andando." Hoje, esse menino que nasceu no mato tem 6 anos de idade, mora em uma capital, mas adora acampar. "Ele sempre pede pra ir comigo."

O pai é Cláudio Aguiar, um instrutor de acampamento. Seu trabalho é levar famílias para acampar. Não um monte, uma por vez. Pode ter três, quatro, cinco pessoas, não interessa. Sempre uma família por fim de semana. Isso porque o objetivo da viagem é que a família passe um tempo junto, curta a companhia um do outro sem distrações.

(Esse é Cláudio, seu guia de viagem)

"O que acontece hoje é que as famílias não têm tempo pra ficarem juntos. Quando chega as férias e eles têm a possibilidade de aproveitar eles pensam 'que ótimo: vamos para um resort!'. Mas não adiante nada porque chega lá e um filho vai fazer arco e flecha, o outro vai nadar, a mãe vai fazer massagem, o pai vai beber... A convivência some". E quer saber? ele tem razão!

Por isso que nos acampamentos do Cláudio a possibilidade de ficar sozinho é nula. Seja durante um feriado de dois dias ou durante uma semana inteira, a família fica unida 24 horas por dia. "Não tem mais nada perto deles."

Até o local de montar a barraca é isolado. Campings? Nem pensar. "Ficamos longe de tudo." O local preferido para a aventura é a Serra do Cipó. A família é orientada em todos os momentos, inclusive sobre qual barraca comprar e o que levar na viagem. Com tudo acertado, todos partem. Cláudio vai de caminhonete carregando um monte de tralha: uma barraca particular, remédio para todos os possíveis problemas, objetos para cozinhar, equipamentos para fazer algum esporte radical etc.

(Imagina você e sua família nesse paraíso? Foto tirada desse link)
.
Hoje, com a experiência que acumulou em 10 anos de carreira, ele chega no Parque e rapidinho arranja um local agradável. A partir daí tudo (mesmo) pode acontecer. "Algumas famílias quebram o pau na hora do camping, xingam, discutem. Elas costumam ter problemas de convivência mesmo, muitos familiares nem se conhecem bem. Depois de um tempo tudo melhora e eles passam a conviver e a se entender melhor. É uma experiência muito rica e não tem como não sair mudado de uma viagem assim."

A ideia do camping familiar surgiu há tempos. Cláudio já trabalhava no ramo do turismo há 15 anos fazendo caminhadas. "Tinha um cara que sempre caminhava comigo e comentava que tinha vontade de acampar e levar sua família, mas não sabia direito o que fazer. Sem contar que a mulher dele falava que jamais ficaria no meio do mato." Ele foi percebendo que havia essa brecha no mercado e que muitas pessoas pagariam por uma viagem assim.

O primeiro acampamento em família aconteceu há 10 anos. Cláudio não parou desde então. "Sou uma empresa de uma pessoa só. Criei um negócio de forma mais organizada e estou lançando aqui no 3º Salão Mineiro de Turismo para levar mais famílias para acampar."

E aquele homem que queria acampar, mas não sabia como? "Essa família acampa comigo há mais de 5 anos. Inclusive a mulher!"

2 comentários:

  1. olá! por acaso parei no seu blog pesquisando sobre a serra do cipó e vi essa foto linda! estou querendo ir para lá e queria saber informações de onde acampar. vc poderia me passar o seu e-mail para tirar algumas dúvidas?
    obrigada! natasha (do rio de janeiro!)

    ResponderExcluir
  2. Olá Natasha, tudo bom?
    Terei o maior prazer em ajudar. O meu email é juafonso6@gmail.com. Aguardo seu contato!
    Beijos!

    ResponderExcluir