sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os legados das Exposições Mundiais

Exposição Mundial, Feira Internacional ou simplesmente Expo. A questão é que esse evento é a oportunidade perfeita que os países têm não só de mostrar ao mundo seus avanços tecnológicos, industriais e artísticos como também de incentivar e estimular ainda mais o progresso.

(Xangai, a cidade que vai receber a Expo 2010. Esses são só alguns dos prédios à la Jetsons da cidade chinesa. Foto tirada desse link)

Há pouco tempo fiz uma matéria para o FUNtástico mostrando verdadeiros tesouros arquitetônicos deixados pelas Expo's da vida. Para se ter ideia, uma dessas relíquias é nada mais nada menos que a Torre Eiffel, o símbolo máximo de Paris. Inaugurada durante a Expo 1900 - Paris, a Torre deveria permanecer cerca de dois anos em pé e, depois, seria demolida. Apesar da rejeição inicial - os franceses acharam aquilo muito estranho - ela foi caindo no gosto do povo e ficou de vez.

Outro exemplo, mais recente, é o Parque das Nações em Lisboa. Para a Expo 1998 a capital portuguesa não ganhou um monumento, e sim um bairro inteiro. Entre as atrações estão a ponte Vasco da Gama (a maior da Europa e quarta mais extensa do mundo), o imenso Oceanário, teleféricos, pavilhões de apresentação, centros de compra com restaurantes de todas as partes do mundo e grandes áreas de lazer com playground e brinquedos educativos. Tudo construído em uma arquitetura moderna e fora do comum. É surreal, parece que você está em outro país ou em uma das cidades do Fantástico Mundo de Boby.

(Isso é só uma parte do Parque das Nações. Toldos amarelos e fontes colorids que imitam a erupção de vulcões estão por toda parte. Foto tirada desse link)

De Londres a Xangai

Essa "brincadeira" chamada Exposição Mundial começou em 1851, em Londres, com o título "Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações". A ideia veio do Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria. O próprio evento aconteceu em uma construção feita especialmente para abrigar a Feira, o Palácio de Cristal de Hyde Park. A linda construção em vidro e ferro fundido, por si só, já chamou a atenção dos presentes.

(The Crystal Palace. Depois da Exposição - e para tornar-se eterno - o Palácio mudou de lugar. Em 1936, porém, um incêndio destruiu a construção. Foto tirada desse link)

A Feira impulsionou o desenvolvimento de diversas áreas, como a engenharia, a arquitetura, a tecnologia, o design e a arte, além de estimular o turismo e melhorar as relações internacionais entre os países. O sucesso foi enorme.

Desde então, os países disputam entre si o privilégio de sedir o evento. Atualmente, as Expo's acontecem de forma um tanto quanto irregular: a próxima acontecerá em 2012, depois, em 2015, depois só em 2017. Toda Feira traz um tema novo e mundial, ou seja, que afete de forma considerável o maior número de países possíveis. As nações interessadas podem construir pavilhões dentro da área reservada a feira e expor o que têm de mais interessante com relação ao tema escolhido para aquele ano. Em 2010 será a vez de Xangai, na China, mostrar ao mundo suas inovações.

(Esse é o pavilhão do Brasil na Expo 2010, que apresentará a diversidade humana e cultural das cidades brasileiras. Foto tirada desse link)

O futuro é 2010

Os Jetsons foi aquele desenho que todo mundo assistiu e sonhava com sua realização: um dia, o mundo estaria daquele jeito. Teríamos escadas rolantes horizontais para nos locomover em ambientes cheios, carros com asas, tráfego aéreo de pessoas e prédios com aspecto de disco voador. A exceção de tudo o que inclui "alçar voo", o resto já faz parte do presente. Pelo menos em Xangai.

O evento começou no dia 1º de maio e vai até 31 de outubro. Os números são astronômicos: tem o maior espaço já usado para construção (5,28 quilômetros quadrados), o maior volume de investimentos realizados (cerca de 40 milhões de euros) e, possivelmente, vai ter também o maior público (espera-se mais de 80 milhões de visitantes). Recorde também de países inscritos: 190.

(Fotos dos quatro pavilhões que estão atraindo mais visitantes: EUA, Suiça, França e Canadá. Os links são dos sites oficiais de cada pavilhão e vale a pena entrar para ver mais fotos - principalmente no da Suiça, que tem até teleféricos no teto)
.
O tema desse ano é Better City, Better Life (Cidade melhor, Vida melhor). A ideia é que cada país apresente soluções para a convivência nas cidades de hoje, cada vez maiores e mais diversas. Para muitos, a intenção do governo chinês é mudar a imagem que o mundo tem da China: o país, que se tornou o maior poluidor do planeta, é pressionado para ter atitudes ecológicas e corretas. Segundo a matéria da correpondente d'O Globo, Cristina Alves, o pavilhão da China recebe os visitantes com vídeos e mensagens de otimismo, além de soluções para os problemas ambientais do planeta. Se eles realmente estão fazendo o que expõem? Ninguém sabe.

(Pavilhão da China: uma pirâmide vermelha invertida que. Foto tirada desse link)

Como não podia deixar de ser, a Expo 2010 Xangai trouxe melhoras significativas para a cidade. O transporte funciona como nunca e os habitantes terão novos monumentos para admirar. E os turistas, novos locais para visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário