segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Viaje pela internet

Antes de desembarcar em Clermont-Ferrand, vou passar 2 dias no Porto com alguns parentes. Como todos devem estar trabalhando, montei um roteiro de viagem bem bacana para passear e(re)visitar a cidade. Durante a elaboração do roteiro, além dos sites de turismo locais, usei uma ferramenta do Google que poucos conhecem e que é muito útil nesses momentos. Abaixo, um texto que fiz para o site FUNtástico sobre essa maravilha da era digital!

Ferramenta do Google permite fazer visitas virtuais por diversas partes do mundo

Assim que cheguei a Oslo, na Noruega, vi um navio parado na rua Arkeshus Festning. Era imenso! Com centenas de botes salva-vida e milhares de janelas, como aqueles que vemos nos blockbusters de Hollywood. Estava parado, provavelmente esperando os passageiros embarcarem. Algumas pessoas pareciam passear pela rua como se aquilo fosse comum. Outras olhavam para o alto, imaginando como o navio seria por dentro. Entre elas, quatro idosos, sentados em um murinho branco perto da estrada.

(Os velinhos continuam em Oslo olhando o grande navio...)

Mas o mais legal mesmo é que eu nunca fui à Noruega. Vi tudo isso pela tela do computador. A nova ferramenta do Google Maps, que poucos conhecem, é capaz de transportar qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, para o lugar que ela desejar.

Para usar, é simples: entre no Google Maps e digite a cidade de sua preferência. Barcelona, por exemplo. Assim que o site localizar, você aproxima o quanto achar necessário. Quando encontrar a rua ou o monumento que mais lhe interessa, vá até o canto esquerdo do seu mapa. Na ferramenta para aumentar e diminuir o zoom do mapa há um bonequinho amarel0. Então é só arrastá-lo até o local desejado.

A partir daí, basta caminhar pelas ruas de Barcelona. No canto inferior da tela há um mapa pequeno mostrando onde "você" está. Caso queira ir pra outro lugar ou avançar mais rápido é só mover o bonequinho.

Nem todo o globo terrestre está mapeado pelo Google. A Europa foi a primeira e ela está quase totalmente acessível ao internauta em excelente resolução. Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Austrália também já foram "google-mapeados". A maioria dos países, porém, ainda não faz parte do sistema.

Enquanto todas as cidades ficam prontas, o Google oferece algumas fotos desses locais. Se você quiser ir para o Rio de Janeiro, arraste o bonequinho amarelo para um dos pontos em azul. Esses pontos (que também estão presentes nos locais que já foram mapeados para mostrar, por exemplo, o interior de igrejas e jardins), trazem uma ou mais fotos do local. Ao invés de passear pela cidade, você verá algumas das imagens que conseguiria ver se estivesse ali de verdade.

A definição da ferramenta é impressionante. Parece que se está passeando de verdade pelo local. O novo sistema é inovador e dá oportunidade àqueles que não têm recursos financeiros ou tempo para viajar e conhecer países inteiros. O melhor é que o passeio virtual não tira a curiosidade do internauta de ir ao local. Ao contrário, ela aumenta. É como a Torre Eiffel: todo mundo já viu milhares de vezes, mas todos continuam sonhando em conhecê-la de verdade.

*Matéria publicada originalmente no site FUNtástico, nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário