segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Festa dos filmes

Três são as melhores épocas para visitar Clermont-Ferrand. A primeira é em junho ou setembro, quando ainda é verão mas o calor não te faz querer sair pelado de casa. A segunda é em dezembro, quando a neve é certa, pelo fato de haver estações de ski baratas e próximas. A terceira é em fevereiro, mês do Festival Internacional de Curta-Metragem.

(Foto tirada desse link)

Antes da criação do evento, foram feitas algumas ações no sentido de incentivar a produção e a apreciação dos curtas. Depois de uma série de atividades independentes, o festival foi criado em 1982. Quatro anos depois, além do mostra de filmes curtos - que já recebia um público considerável - foi criada a Feira do Filme. Este se tornou um lugar de troca de experiências entre os profissionais da área. Em 1988 o festival tornou-se internacional.

Em 1989 os organizadores começaram a contabilizar os números do evento. No ano em questão, foram 28 mil espectadores. Em 2011 foram 149 mil. Se levarmos em conto o número de pessoas que o frequentam, podemos afirmar que é o maior festival de curta-metragem do mundo. Na França, é o segundo maior evento de cinema, perdendo apenas para o Festival de Cannes.

Além da enorme quantidade de películas - exibidas manhã, tarde e noite em diversos locais em toda a cidade - a programação do Festival conta com a premiação nacional e internacional, galerias, exposições, feiras, palestras e festas.

(Logo do evento em 2011. Foto tirada desse link)

Algumas coisas, porém, são um tanto estranhas. Para assistir a qualquer filme, independente do local, é preciso pagar 3,50 euros. Nenhuma exibição é gratuita. Há sessões especiais para grupos escolares, e só. Outra problema é o número de pessoas que vai en Clermont-Ferrand por causa do evento. Uma amiga teve a carteira (com documentos e passaporte) roubada. Já na delegacia, a policial que lhes atendeu disse que o número de pequenos furtos sobe muito devido a grande movimentação na cidade.

Essa mesma amiga, Bárbara Regina, 23 anos, me deu sua opinião sobre o Festival: "acho que dei azar... os filmes que eu vi foram ridículos! Inclusive tinha dois que eram brasileiros... o único que eu achei realmente legal foi um francês que mostrava imagens de um camping perto de Bordeaux no verão! Deu uma vontade de estar lá! Todo mundo fazendo festa... num lugar lindo! Mas os outros eu detestei! Tinha um que era um casal que ficava vomitando o filme inteiro! Vai ver que era cult demais pra mim! hehehehe! Bom, mas a cidade estava lotada! E depois dos curtas todo mundo ia para o Eletric Palace, uma tenda com música eletrônica".

Um outro amigo, José Antonio, 21 anos, não pensa o mesmo: "sobre o festival, você tem que saber que foi muito bom! Eu fui na quinta-feira em uma sessão internacional e no sábado em uma sessão de animação!! Todos os curtas tinham subtítulos em francês e inglês. A festa depois (Eletric Palace) também foi ótima!"

Um comentário:

  1. Fevereiro é mesmo um mês muito especial, né Ju??rs
    E que pena! Vcs não pegaram o festival!!
    Vou anotar as dicas. Vai que um dia apareço por lá. Se bem que acho que prefiro anotar as dicas das boates e barzinhos!hahaha
    Beijoos!

    ResponderExcluir