terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma cidade cheia de cores - Parte I

A capital da riviera francesa sabe misturar o clima agitado de trabalho à tranquilidade praiana como nenhuma outra. Quem anda por ali pode escolher entre participar da muvuca ou se render a calmaria. Para isso, uma escolha simples: direita ou esquerda. Em geral, as cidades beira-mar se dividem de forma vertical. Perto do mar o clima é de férias e mais no centro a gente nem lembra de praia. Nice é diferente. De um lado você tem a cidade moderna, com casas residenciais, museus, serviço. Do outro está a cidade antiga, cheia de comércio, turistas, festinhas. Adivinha de que lado ficamos?


(Uma Nice que não consegui ver: durante o verão a areia enche de banhistas. Foto tirada desse link)

Saímos de casa cedo para pegar o ônibus, o mesmo que nos deixou em Mônaco no dia anterior. m menos de uma hora chegamos na rodoviária sem saber para onde deveríamos ir. Fomos atravessando largas avenidas e viadutos. Com a ajuda de algumas pessoas e um mapa local chegamos ao calçadão mais famoso do Sul da França: la Promenade des Anglais (algo como "passeio dos ingleses"). O caminho foi financiado pela comunidade inglesa que residia ali no início do século XIX.

Ao chegar no calçadão ficamos em pé, olhando para um lado e para o outro, e de novo para o mar azul. Por um minuto a gente se sentiu no Brasil. Tínhamos a sensação de pertencer àquele lugar. Sentadas nas famosas cadeiras azuis do calçadão, comemos e passamos uns bons minutos observando a Baía dos Anjos, as pessoas que almoçavam na areia, as bicicletas e o movimento local.

(Só quando chegamos nos demos conta que a bateria tinha ficado no apartamento... Foto tirada desse link)

A nossa esquerda estava a Colina do Castelo. Perguntamos a algumas pessoas e foram unânimes: lá de cima está a vista mais bonita da cidade. As meninas queriam ouvir o contrário e se poupar das dezenas de lances de escada. Vimos que um elevador leva as pessoas até o mirante, mas no estado de pobreza em que estávamos fomos todas a pé.


(Vista do mirante da Colina do Castelo. Foto tirada desse link)

Há diversos mirantes ao longo da subida e lindas paisagem em todos eles. Uma das diferenças do sul da França pro resto da França são as cores. Naquela parte do país, os prédios não são todos beges ou cinzas e os jardins não são só verdes. As construções são coloridas. Vermelho, laranja e amarelo enfeitam a cidade. E o melhor: é assim o ano inteiro. Em Nica é a mesma coisas. Do mirante da Colina do castelo se vê a arquitetura barroca da antiga cidade, as pessoas indo e vindo, o calçadão com sua bicicletas, a água do mar... totalmente azul. Sem sombra de dúvida, uma das paisagens mais bonitas de toda a viagem. Nice é realmente espetacular.

Quem fica com Nice?

A história da capital da riviera francesa foi determinado por duas fortes características. A primeira é a constante troca de soberania. Mesmo que na maior parte das vezes esse câmbio tenha acontecido de forma não violenta, esse fato marcou a cidade não só nos planos econômico e político como também cultural e arquitetônico. Não por menos, a cidade tem uma série de castelos, igrejas e nomes de influência inglesa e italiana.


(A Itália fez escola na arquitetura francesa mas também na celebração do Carnaval. O evento em Nice teve início no ano de 1924 e é um dos maiores do país. Foto tirada desse link)

A segunda é o rápido crescimento local - principalmente a partir do século XIX - por causa do turismo. Entre os maiores atrativos da cidade estavam suas praias e momentos em arquitetura barroca. A esses o governo agregou ruas, praças, restaurante, hotéis, cassinos e museus, todos construídos para atender a demanda dessas pessoas que traziam dinheiro e faziam a fama de Nice dentro e fora da França.

Hoje, a cidade é de quem participa dela. Não se parece, por exemplo, com Aix-en-Provence, aonde os turistas jamais conseguirão compartilhar os sentimentos e seguir o ritmo quase oriental dos seus habitante. Também não é como Paris, que vai taxá-lo de turista mesmo que você seja capaz de pronunciar "fromage brie" sem sotaque. Em Nice, todos parecem viver a cidade, exatamente porque não há uma só forma de experimentá-la.

Próximo post: Cheia de cores- Parte II

2 comentários:

  1. Ai, minha cidade preferida da visita ao sul! E justamente a que nao temos fotos. =(

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pelas dicas.
    Para o planejamento de nossa viagem de 25 dias no ano passado à Europa passando por 4 países e 14 cidades, este blog nos foi muito útil.
    Registramos alguns relatos no blog: http://ninoeteca.blogspot.com.br/ e assim esperamos ajudar outros viajantes.

    ResponderExcluir