quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Plaza de España - Sevilha

Visitei Sevilha em dezembro de 2010. Passei dois dias ali mesmo sabendo que seria pouco tempo para conhecer uma cidade tão bonita e menos ainda para entender a cultura local, tão cheia de costumes e tradições. Dois dias foi o suficiente para ver os pontos turísticos mais importantes e apesar de Sevilha ser conhecida pelas sua arquitetura que mistura o barroco ocidental à influência árabe, a construção mais impressionante da cidade não carrega traços nem de um, nem de outro.

(Passeio de barco no lago da Plaza España, com um sol que as 8h da noite nem pensava em ir embora)

A construção que deixara a mim e meus amigos de boca aberta é uma praça enorme com direito a pedras que formam desenhos no chão, pontes de azulejos coloridos que cortam um lago cheio de barcos e um edifício alaranjado que circula o espaço de fora a fora. O local não é gótico, barroco, árabe ou russo. Ao contrário, foi inspirado na arquitetura regionalista do próprio país, uma corrente que surgiu no final do século XIX e início do século XX. É com ela que o arquiteto Aníbal González criou a linda Plaza de España.

(Detalhe das luminárias e azulejos que circundam a praça)

Ela foi construída para a Exposição Iberoamericana de 1929, que teve Sevilha como sede. Diversos edifícios foram projetados para o mesmo evento, mas a Plaza de España com certeza foi o mais emblemático.

(De frente ao prédio central, a fonte de água refresca o ar seco do verão)

As obras começaram em 1914 e exigiram tanto dos trabalhadores devido ao seu tamanho e riqueza de detalhes que, em um certo momento, o local chegou a ter mais de mil homens trabalhando ao mesmo tempo. Apesar de todo o esforço a construção ainda recebeu críticas dos mais conservadores que diziam que o tamanho das duas torres em cada uma das pontas da praça iria rivalizar com a Giralda, monumento mais importante da cidade. Outra crítica dizia respeito ao lago que circulava a praça, uma vez que Sevilha tinha problemas históricos de escassez de água.

(As reclamações, pelo visto, não surtiram efeito...)

Finalmente inaugurada, em 1929, a praça se tornou um dos pontos mais visitados por espanhóis e estrangeiros, encantados pela sua beleza. Até o momento eu posso dizer sem medo de errar que, em termos de construção humana, é a coisa mais bonita que já vi em toda minha vida.

(Detalhe dos bancos recobertos de azulejos)

Além de espaço em si, com uma vista incrível, cada canto da praça tem um detalhe diferente. Como os 48 bancos encostados na parte de baixo do edifício representando cada uma das 48 províncias espanholas. Ou mesmo o revestimento das paredes internas do prédio que formam verdadeiros tecidos de azulejos.

(As cerâmicas estão por todos os lados. Acima, azulejos que mais se parecem estampa nas paredes do lado de dentro do edifício. Abaixo, um dos bancos que representa as províncias da Andaluzia)

A Plaza de España na verdade faz parte do Parque María Luisa, uma enorme área verde e no meio da cidade onde as pessoas vão para descansar e fazer exercícios. A superfície total do lugar é de 50 mil metros quadrados, dos quais 19 mil estão edificados e o restante se destina a calçadas e árvores.

(Um vídeo que tenta captar mais ou menos a praça - para mostrar tudo em  uma foto, só panorâmica)

A primeira coisa que fiz quando cheguei a Sevilha foi visitar a Plaza de España. Assim, logo no primeiro dia, depois de 10 horas de voo e algumas horas mal dormidas. As fotos mostram porquê o cansaço não me venceu.

2 comentários:

  1. Ju, que lindo post!!! Essa insana serotonina que se apossa da gente no "modo viagem" faz a gente sair correndo do avião e ... ir ver o que nos espera. As fotos estão lindas e imagino isso ao vivo e a cores, com direito a todos os sentidos juntos! Me deu vontade de sair correndo e ir agOra para Sevilha! bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insana mesmo Celina... Quando eu chego em um lugar não consigo ir direto pro hotel ou pra onde seja antes de dar uma "espiadinha" no que me espera!
      Quando vier para Sevilha, sabe que tem uma amiga a disposição! :)
      Beijos!

      Excluir