sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Metropol Parasol - Sevilha

Conhecida popularmente como Setas de la Encarnación (ou Cogumelos da Encarnação, nome da praça na qual está localizada), o Metropol Parasol é uma estrutura de madeira de 26 metros de altura construída bem no centro de Sevilha. Falando assim, alguém até pode ter uma ideia básica sobre o monumento, mas uma descrição formal não chega nem perto do que o Metropol é ou do que ele representa para a cidade.

(Apesar de ser chamado de cogumelo, uma amiga o definiu muito melhor quando disse que o Metropol parecia um grande waffle)

Tudo começou quando a prefeitura abriu um concurso para a reabilitação da praça da Encarnação. A ideia surgiu depois que o governo começou a escavar o espaço para a construção de um estacionamento subterrâneo e descobriu restos arqueológicos do período romano. As obras foram interrompidas e em 2004 a prefeitura decidiu lançar um concurso para a escolha de uma proposta que fosse capaz de reorganizar o espaço. O projeto deveria manter as características da praça como espaço de uso público sem impedir que ali fossem relizadas atividades comuns como comércio e serviço. Além, claro, de ser bonito, interessante e inovador. Eles queriam quase nada...


O projeto eleito pertencia ao alemão Jürgen Mayer. A prefeitura afirma que essa foi a única proposta capaz de reunir todas as características necessárias - ainda que a população afirme que ele foi escolhido por ser o mais caro.

A construção começou em 2005 e foi concluída em março de 2011, a um custo estimado de 86 milhões de euros. Por essas e outras, o Metropol também é dono de muitas polêmicas. Além de a população ter reclamado seu preço, muita pessoas o consideram feio. Os mais conservadores afirmam que seu aspecto moderno em nada combina com os monumento mais antigos da cidade.

(Do alto do Metropol se vê alguma das obras mais antigas de Sevilha, como a catedral e o torre da Giralda)

Pelo bem ou pelo mal, ele está lá. E eu, particularmente, gosto muito do monumento. Era preciso cuidado para criar uma intervenção moderna em um centro histórico tão importante como o de Sevilha. E a verdade é que a junção entre novo e antigo na praça da Encarnação é uma das mais bonitas e harmônicas que eu já vi.


A praça é usada como ponto de encontro da população. Ao redor, um número enorme de lojas, restaurante e bares dão vida ao local que ficou por tanto tempo fechada para obras. Ali também são organizadas feiras, festivais e eventos, como por exemplo a exibição da final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando a equipe espanhola conquistou a estrela dourada pela primeira vez.


O Metropol em si é composto por cinco níveis. No subsolo está o Museu Antiquarium, com os vestígios arqueológicos descobertos durante as escavações. No nível do solo está o Mercado da Encarnação. Sob a estrutura está uma praça elevada que serve como espaço de descanso e também recebe alguns eventos. Dentro da estrutura, está um restaurante. Finalmente, no nível superior, está uma série de caminhos que transformam as setas gigantes em um dos miradores mais bonitos da cidade.

2 comentários:

  1. Olá Ju!!
    Estou viajando para Sevilha nos próximos dias e não vejo a hora de conhecer o Metropol Parasol!!
    As suas fotos estão incríveis!!!!
    Quero assistir ao pôr dos sol do alto dos mirantes...
    Bjs, Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, como está?
      Será que essa mensagem vai chegar tarde demais? Se ainda estiver por Sevilha me avisa para a gente se ver, tomar um café, passear... enfim.

      Obrigada pelos elogios!
      E espero fotos lindas no seu blog também!
      Beijos!

      Excluir