segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Um dia em Búzios

Não houve um ano sequer em que passamos as férias em Rio das Ostras e não dedicamos um dia inteiro a Armação de Búzios, mundialmente conhecida como Búzios. A cidade é formada por 23 praias. Entre as mais conhecidas estão Geribá, Ferradura, Ferradurinha, Ossos, João Fernandes e Olho-de-Boi (de nudismo).
.
O turismo local começou na década de 1940/1950, quando Búzios ainda era uma pequeno vilarejo de pescadores. À época, a elite carioca alugava ou construía casas de veraneio no local. Durante as férias recebiam visitas de amigos e parentes, alguns estrangeiros, pessoas influentes na sociedade. Era um ciclo: a fama de Búzios atraiu mais pessoas e quanto mais pessoas mais fama. O marco do avanço turístico na região foi em 1964 quando a atriz Brigitte Bardot visitou a cidade e toda a mídia nacional voltou seu olhos (câmeras, microfones e gravadores) para aquele vilarejo.

(Foto tirada desse link. Estátua em homenagem a Brigitte Bardot)
A partir daí, o turismo em Búzios cresceu como uma função exponencial. Turistas do mundo inteiro vão às praias da cidade em busca de conforto, luxo (que fica por conta da hotelaria local) e cenários paradisíacos.

Acomodações
A cidade já me apareceu em outras ocasiões. Além de ir lá nos três anos em que passei as férias em Rio das Ostras, também fui ao "vilarejo" das duas vezes em que fui para Cabo Frio. Dois fatores contribuem para isso. O primeiro, e mais óbvio, é a proximidade. São 25 Km de Cabo Frio e 40 de Rio das Ostras. O segundo fator é financeiro. Búzios é muito cara, por isso passamos o dia lá... e dormimos em outra cidade.

Para quem quer ficar na cidade, a primeira opção são os hóteis ou pousadas, mas se for com muitas pessoas, pense em alugar uma casa. Para quem quer pagar ainda menos, há uma série de albergues em Búzios. O site Mochila Brasil tem a lista completa. Ainda, algumas praias oferecem camping.

Para o estilo de cada um

Escolher uma entre as 23 praias do local não é fácil. Abaixo, uma lista não com as praias mais famosas, mas com as mais diferentes, para cada um encontrar a que se adapta melhor ao tipo de programa que mais gosta:

Praia da Azeda: Areia branca, água cristalina, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. O acesso a ela é feito a pé. 50 metros adiante está a Praia da Azedinha. Igualmente bonita. Como as águas são mais calmas, é mais procurado por famílias com crianças pequenas.

Praia Brava: A preferida pelos surfistas, devido as fortes ondas.

Praia da Ferradura: Atende ao turista como nenhuma outra. Muitas opções de quiosques e divertimentos, como passeios de banana, jet-ski, caiaque e barcos. A praia do lado, Ferradurinha, é mais calma e apresenta uma piscina natural.
.

(Foto tirada desse link. Praia de Ferradura)
Praia de Geribá: Já foi até tema de música. Geribá é a mais badalada do grupo. As barracas locais oferecem festas a noite, principalmente durante a alta temporada. Muita gente bonita (mesmo!)
Praia João Fernandes: Também e bastante badalada e atrai um número grande de turistas estrangeiros.

Praia Olho-de-Boi: O isolamento natural feito pela vasta vegetação fez da praia o local perfeito para o nudismo.

Praia da Tartaruga: É local de desova de três diferentes espécies de tartarugas marinhas, por isso o nome. É parada quase obrigatória de todos os passeios de escuna.

Praia de Tucuns: A mais deserta. Oferece ao visitante paz, sossego e uma linda paisagem.

Areia fina, mar azul... e quê mais?

Além das praias, outro ponto turístico muito famoso na cidade é a Rua das Pedras. Oferece uma grande variedade de lojas e boutiques (lembrem-se: caras) e é o ponto central da cidade para quem quer (e pode) ir as compras. Para quem não pode vale a pena passear por lá depois de um dia de praia. A iluminação da rua rende boas fotos.





















(Fotos tiradas desse e desse link)
Mas é a noite que a rua fica cheia mesmo: pessoas de todas as idades procuram por seus bares e restaurantes. No fim da Rua das Pedras se estende a Orla Bardot, conhecida pela estátua da Brigitte Bardot (foto lá de cima). As ruas paralelas também estão crescendo, alavancadas pela fama das Rua das Pedras.

2 comentários:

  1. Olá, me chamo Marcos e concordo quando diz que é Búzios é um lugar belo. Estive recentemente lá, quando passei o Reveillón 2011 na cidade (que por sinal foi excelente). Nunca havia ido até lá, e agora pretendo voltar ainda este mês. Obrigado pelas dicas de onde se hospedar e não pagar caro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos! Que bom que gostou das dicas. Esse ano vou passar o carnaval por lá. Vai ser interessante ver como fica a rotina da cidade durante o feriado. Contarei tudo por aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir