sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Araxá de Dona Beja

Mais uma cidade que tem como principal ponto turístico... um parque. Ou dois, se considerarmos que um hotel de luxo pode ser um. Estou falando da cidade de Araxá, município a 375 km de Belo Horizonte.

(Foto tirada de cima da fonte Dona Beja. Ao fundo, o Ouro Minas Grande Hotel Termas de Araxá)

A bacia do Barreiro, onde há as famosas fontes de águas terapêuticas da cidade, está a 5 km do centro. Historicamente falando, ela se formou na borda de um vulcão extinto. Por isso as águas do local têm funções medicinais.

Mas a história mais interessante da cidade está ligada a uma mulher. Dona Beja, que na verdade se chamava Anna Jacintha, nasceu em 1800 na cidade de Formiga, mas se mudou para Araxá ainda nova. Apesar de ser filha de uma índia (e pai desconhecido) era loira de olhos azuis. Devido a sua incrível beleza, o ouvidor da corte de Portugal, Ignácio Silveira da Motta, raptou a menina quando ela tinha 15 anos. Dizem que durante os dois anos em que ficaram juntos, ela teria o influenciado a deviolver as terras do triângulo mineiro para Minas (à época, as terras estavam em poder da Capitania de Goías).

Dona Beja voltou para Araxá dois anos depois. Encontrou muita resistência dos habitantes da cidade por acreditarem que o comportamento dela não correspondia as normas sociais da época. Suas principais opositoras eram as mulheres, com medo que tivessem seus maridos roubados. Sem se importar, Anna Jacintha montou sua casa e recebia muitos convidados influentes, principalmente nos famosos saraus literários que organizava. A beleza de Dona Beja só aumentava. Segundo a lenda sua beleza é fruto dos banhos que tomava diariamente na Fonte da Jumenta, atual Fonte Dona Beja. Hoje, a fonte é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade devido aos seus poderes de rejuvenescimento.























(Primeira foto tirada desse link. Visão externa da Fonte Dona Beja. Segunda foto do interior da fonte. Do lado direito há uma torneira para pegar um pouco de água. Os azulejosem cima da fonte mostram a famosa Anna Jacintha se banhando nas águas milagrosas da cidade)

A história de Dona Beja atrai muitas pessoas a região e já rendeu livros, sambas-enredo e uma telenovela na TV, exibida pela antiga Rede Manchete em 1986.

Desde 2001, porém, Araxá não é a cidade de Dona Beja, é a cidade do Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá. E aí, como disse mais acima, a cidade ganhou outro parque (esse, para os endinheirados). No próximo post, as atrações da cidade e do hotel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário