terça-feira, 8 de setembro de 2009

Caxambu e suas águas terapéuticas

Assim que se entra no Parque há um pequeno córrego com lindos corredores de árvores de bordo, aquela com folhas de plátano, o símbolo do Canadá. Essa é a primeira imagem que me vem à cabeça quando escuto falar de Caxambu, cidade mineira a 384 km de BH.

A pequena cidade tem cerca de 23 mil habitantes e guarda o maior complexo hidromineral do mundo: hospeda 12 fontes de água mineral com propriedades que fazem de tudo, vão do estímulo da função renal até a normalização da pressão arterial. 10 dessas fontes estão dentro do Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Iepha desde 1999. É por causa dessas características que a cidade faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, que conta também com s municípios de São Lourenço, Cambuquira, Lambari, Baependi, Campanha, Heliodora, Conceição do Rio Verde, Carmo de Minas e Soledade de Minas.

Caxambu tem pontos turísticos como a Igreja Matriz em estilo gótico, o Morro de Caxambu com seu cruzeiro e a estátua do Redentor e muitas cachoeiras ao redor da cidade. Mas o Parque das Águas detem todas as atenções.

Com 210 mil m², o Parque traz - como já foi dito - 10 fontes de água mineral. A mais famosa é a de Dom Pedro, menos por suas características naturais e mais pela beleza arquitetônica. Em seu interior há uma réplica da coroa do príncipe. A água sai por uma torneira que fica instalada exatamente na viga que sustenta a coroa. O Parque traz também um Balneário Hidroterápico construído no final do século XX que é um dos cartões postais da cidade. Lá, é possível fazer massagens, terapias e tomar banhos relaxantes (nunca experimentei nenhum sempre por questões financeiras, claro). Para concluir as atrações "aquíferas" há uma piscina de água mineral de 25 metros com toboágua, que também não tem entrada franca.

Ao longo do parque há belos jardins e algumas pequenas surpresas, como balanços, laguinhos, estátuas, pontes, árvores centenárias, quadras para esportes, espaço para andar de patins, playground, lojinhas e um geiser natural. Mais um pouco e encontramos um grande lago com pedalinhos e, por cima do lago, um teleférico. O legal e ao mesmo tempo aterrorizante para alguns é que esse teleférico é só uma cadeirinha. Não há nada que te segure, mas também nem um vidrinho entre a pessoa e a natureza.
O teleférico dá no Morro de Caxambu, onde está o cruzeiro (que fica iluminado a noite) e o Redentor. Também há a possibilidad de subir no morro de carro, por isso as pessoas podem comprar só ida ou só volta se quiserem. O pacote completo é R$10 por pessoa. Lá de cima dá pra ver literalmente toda a cidade.



ACREDITE:
- Visitar o Parque uma vez só é pouco. Vá pelo menos duas vezes: a primeira para conhecer, a segunda para aproveitar o lugar, que é muito agradável. També não vá mais de 3 vezes. Da última vez que fui a Caxambu passei 5 dias na cidade: da 3ª vez que fui ao Parque já não aguentava mais.
- Leve garrafinhas d'água para pegar água da fonte, mas também não comece a querer fazer comércio: o máximo que uma pessoa pode levar é 5 (ou 10, não me lembro bem) litros.
- Não experimente muito de todas as águas pois isso pode trazer desarranjo intestinal.

2 comentários:

  1. Agora fiquei até com medo dessas águas ai de Caxambu !

    ResponderExcluir
  2. Eu também ficaria se fosse você! Huahuahauhahua (risada maquiavélica). Brincadeira!

    É tranquilo se beber só um teco de cada uma ou escolher umas duas para se esbaldar!

    ResponderExcluir