quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Uma seleção de praias mais que particular

O Rio não tem a maior costa brasileira, as praias mais agitadas e nem as mais bonitas. O único título que elas poderiam ganhar é de fazer parte do hall da fama: estão entre as mais famosas do país. Isso porque o bonito do Rio de fato não são as praias, mas também o calçadão, os morros, a cidade... o contexto todo.

E é por causa desse "contexto todo" que em uma viagem ao Rio todo mundo deve tirar um tempo pra visitar esses lugares, mesmo que não tome um banho de mar. Para isso, aí vai uma seleção - completamente subjetiva, admito - de 5 das 28 praias que tem no município. Uma coisa em comum? A água é bem fria!

Praia de Copacabana

Entre todas, é a mais famosa, principalmente pelo calçadão em ondas pretas e brancas que está sempre cheio. O mar é calmo, bom para o banho, mas é preciso tomar cuidado com algumas correntes marítimas mais fortes. A praia tem grande infra-estrutura para o esporte, como quadras de vôlei e futebol de praia, e costuma ser sede também de grandes eventos, como shows, aberturas de copas esportivas e é também onde acontece o maior reveillon do mundo.

(Pôr-do Sol em Copacabana. Quem quer ir pra lá levanta a mão! Foto tirada desse link)

Praia de Ipanema

É a praia jovem e revolucionária: nela foram exibidos os primeiros biquinis e tocadas as primeiras bossas. No meio da tarde a praia fica cheia de grupos de jovens que se reúnem para tomar sol, conversar, tocar violão, praticar esportes. O mar é tem ondas fortes em alguns pontos, por isso há um número expressivo de surfistas no local.

(Foto tirada da janela de um dos edifícios á orla de Ipanema. Tirada nesse link)

Praia da Barra da Tijuca

Com 18 km de mar, é a ganhadora em extensão. A praia da barra também ganha no quesito ondas. É propícia para esportes como o windsurf, o bodyboard e o surf. O bairro, de mesmo nome, também chama a atenção pela "riqueza": grandes prédios, shoppings imensos e moradores ricos.

(Desde 2000 a praia é sede do campeonato nacional SuperSurf. Esse ano o evento começou hoje e vai até domingo. Foto tirada desse link)

Praia do Leblon

Musa das novelas do dramaturgo Manoel Carlos, a praia do Leblon é a mais "chic", diremos assim. E também é a preferida dos esportistas, do frescobol à maratona, por causa da sua longa faixa de areia. Às vezes a praia se torna imprópria para banho devido a poluição.

(Não é só o Leblon que sofre com a poluição. As praias de Botafogo, Flamengo e Vermelha também são consideradas impróprias para banho. Foto tirada desse link)

Praia do Flamengo

Essa aqui está na seleção não necessariamente pela praia, mas pela orla e pela paisagem. O que chama atenção no lugar é o Parque do Flamengo, mais conhecido como Aterro do Flamengo. É um complexo de lazer aberto ao público inaugurado em 1965 e voltado principalmente ao esporte. Com jardins do famoso paisagista Burle Marx, o local tem quadras de tudo quanto é coisa, pistas de corrida, ciclovia, aparelhos de ginástica, playground, área para piquenique e até pista de aeromodelismo. A vista do Parque dá para a Baía de Guanabara, importante ponto turístico da cidade.

(O aterro é todo o verde que estamos vendo. O azul mais à esquerda, é a Baía da Guanabara. Ao fundo, o Pão de Açucar. Foto tirada desse link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário