quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sintonia fina

Música brasileira pra gringo ver é samba, MPB e bossa nova. Também, tem o axé, a lambada, o iê iê iê. Ok: eu sei. Mas, convenhamos, eles ainda não conseguiram igualar a força e a fama que esses dois ritmos têm. Escolhi essa série de matérias sobre o Rio para falar de música não foi por menos: ele tem parte significativa no desenvolvimento desses ritmos tão típicos da nossa cultura, juntamento com a Bahia.

(Ilustração tirada desse link)

Gingado musical

O samba chegou primeiro e surgiu de um tipo de dança de raízes africanas desenvolvido no Brasil. das suas origens ainda guarda uma forma de dança acompanhada por pequenas frases melódicas. Uma das primeiras manifestações do ritmo no país é o samba de roda, que mistura dança, música, festa e poesia. Nascido no Recôncavo Baiano, foi levado para o Rio de Janeiro na metade do século XIX pelos negros migrantes.

E foi no Rio que o ritmo se expandiu. Lá, o samba se diversificou e se estabeleceu como movimento social. Era a forma que os negros encontraram de enfrentar os problemas cotidianos, como o preconceito, a rejeição social e a falta de direitos. Podemos dizer que o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro.

A música Pelo Telefone, escrita por vários músicos mas registrada em nome de Ernesto dos Santos, foi gravada em disco no ano de 1917 e é considerada o 1º samba. De lá pra cá o samba como gênero caiu nas mãos do povo. O ritmo alcançou sucesso associado ao carnaval, mas com o tempo foi ganhando seu espaço próprio dentro da cultura brasileira. Entre os mais famosos compositores e cantores estão Pixinguinha, Cartola, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

Só na bossa

Entre as décadas de 1950 e 1960 surge um novo movimento musical no Brasil. Inconformados com o formato que a música brasileira estava tomando, os músicos cariocas passaram a fugir das melodias de grande potênia sonora e se arriscaram por uma forma mais minimalista e suave de tocar e cantar. A bossa nova, esse um ritmo carioca por excelência, ainda é considerado por muitos extremamente elitista. Não por menos, ele deve bastante às reuniões e encontros dos músicos da classe média urbana carioca em apartamentos de amigos da Zona Sul, onde se reuniam para ouvir, cantar e fazer música.

Os primeiro concertos foram realizaods em universidades e, pouco a pouco, foram ocupenaod os bares da região de Copacabana. Muito críticos dizem que o surgimento oficial do ritmo aocnteceu em 1958, quando João Gilberto lançou um CD que tinha, entre outras músicas, Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinícius de Morais) e Bim Bom (autoria própria)

Além da forma suave de tocar e cantar, a bossa nova tem como características os acordes inspirados no jazz norte-americano e letras com temáticas leves e descompromissadas.

Festa da música

MPB significa música popular brasileira, mas não diz respeito a todas as músicas populares brasileiras, e sim a um gênero específico. Ela surgiu em 1966, com a segunda geração da bossa nova e pode ser entendida como a fusão entre bossa e o engajamento com a cultura popular nacional. Isso significa unir sofisticação musical e fidelidade às raízes brasileiras. Também nascida a classe média urbana: também considerada elitista. Na verdade a MPB não é um ritmo tão carioca asism, é mais baiano, conhecido internacionalmente por nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil e Chico Buarque de Hollanda, ese último sim, nascido no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário