sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Camarão e ostra

Basicamente, são esses os itens que "povoam" quase todos os pratos típicos de Florianópolis. Também, cercada de água por todos os lados não seria diferente. Outra característica, além dos pratos recheados de frutos do mar, é a fartura. Tudo que falam que é pra dois serve três fácil. Se todos comerem razoavelmente pouco, serve quatro.

O prato típico, mas típico mesmo, é a sequência de camarão. O prato completo vem salada, duas casquinhas de siri e uma porção de camarão empanado. Depois, eles trazem uma porção de camarão ao áleo e óleo e outra de camarão ao bafo. Depois, vem arroz, batata frita e dois filés de peixe ao molho de... camarão! No verão, o prato custa entre 55 e 60 reais.

(A sequência tem sempre os mesmos pratos, mas não necessariamente todos os restaurantes o servem na mesma sequência. Nesse, todos os diferentes tipos de camarão vem juntos. Foto tirada desse link)

E para quem está só a fim de um lanche, o pastel de camarão também é típico aqui. Tem em vários lugares, mas o mais famoso é o do BOX 32, que fica no Mercado Público, no centro da cidade (algo como o Mercado Central para os belorizontinos ou o Mercado Municipal para os paulistas). Um pastel com 100 gramas de camarão custa R$ 6,50. Se quer saber, apesar de o júri da revista VEJA eleger o local como "a melhor cozinha do estado", comemos um pastel mais barato e mais gostoso em um bar qualquer do centro da cidade.

(O famoso Box 32 fica cheio todos os dias, ininterruptamente)
.
Restaurante famoso que vale toda a fama que leva é o Bar do Arante. O local é uma das paradas obrigatórias para quem vai a parte sul da ilha, uma área menos visitada e muito menos turística do que o norte, onde estão as praias e baladas mais famosas. Alguns locals da região sul até fecham suas portas na baixa temporada, o que não é o caso desse restaurante. O lugar é bem simples mas serve pratos da culinária típica de Santa Catarina e são deliciosos. A cachaça Mata Bicho do Arante, produzida por eles, é cortesia da casa.

(Bar do Arante. É assim no restaurante inteiro. Foto tirada desse link)

Mas o local surpreende mais pela, diremos, arquitetura, do que pela comida: seu teto, paredes, colunas, geladeira, pratelerias e tudo mais está repleto de bilhetes e mais bilhetes deixados pelos visitantes. Tem de tudo. São mais de 75 mil recados, desenhos e até origamis presos com fita crepe. Alguns, de tão velhos, nem dá pra ler.
.
Também é na região sul que ficam as famosas fazendas de ostras da ilha, local onde os "fazendeiros" cultivam os moluscos. No mar há centenas de pequenas bóias que, amarradas a redes que ficam no fundo das águas, guardam as essas iguarias. Santa Catarina é responsável por 90% da produção de ostras no Brasil, isso porque o litoral catarinense possui as condições para seu desenvolvimento. Em quiser se esbaldar mesmo, todo mês de outubro, em Floripa, acontece a Fenaostra, uma festa tradicional com ostras de todos os tipos pra dar e vender.


(A esquerda, a imagem de uma fazenda marinha. Abaixo, as ostras prontas para serem preparadas. A cada pequeno pedaço que fica boiando no mar há uma rede como as que estão abaixo, cheias do molusco. Fotos tiradas desse e desse link)


Agora vou dar uma dica: quer almoçar com garantia de satisfação? Vá ao restaurante do Hotel Costa Norte, na praia dos Ingleses. Foi a melhor refeição que comi em toda viagem. Pedi um filé de namorado com molho de alcaparras, camarão e champignon acompanhado de arroz e babata sauté. Comem duas pessoas pelo preço de 59 reais. Então, recapitulando: essa dica é para quando você estiver a fim de gastar dinheiro. O outro prato que pedimos foi macarrão com frutos do mar. Parece normal, mas o molho misterioso que levava creme de leite era uma delícia. Estava na mesma faixa de preço. Foi caro, mas valeu a pena.

(O restaurante tem vista para o mar. Aqui, a foto do meu prato, enquanto ele não tinha sido devorado)

2 comentários:

  1. Vários comentários!
    1º: ia passar fome nesse lugar, pois detesto camarão. De fruto do mar, só peixe frito e olhe lá!
    2º: Aposto que vc se esbaldou com a cachaça de cortesia! hehe
    3º: Filé de "namorado"! Bem sugestivo esse nome...

    ResponderExcluir
  2. Resposta aos vários comentários!
    1º: sério? Adoro essas coisas... mas não como lula, polvo, mexilhão e ostra.
    2º: Ohhh! Hahahha
    3º: E tava bom que só vendo!

    ResponderExcluir