segunda-feira, 5 de abril de 2010

Feriado preguiçoso

Voltei da Serra do Cipó com muita vontade de continuar por lá. Ok, falaria isso de qualquer lugar que tivesse ido. Principalmente porque viajar é uma delícia e sair da rotina de trabalho mais ainda. Mas falo com mais ênfase do que nunca porque durante minha estadia de 3 dias naquele lugar senti como se estivesse em um retiro espiritual. Parecia que estava me livrando de todo o stress e de todas as minhas obrigações comuns.

O principal motivo para isso é o fato de eu não ter planejado nada, o que raramente acontece nas minhas viagens. Normalmente, depois de escolhido o destino, começo a pensar no que fazer. Na maioria das vezes, inclusive, escolho o destino exatamente pelas coisas que posso fazer no lugar.

Acho ótimo ficar elaborando uma viagem, descobrindo museus, praias escondidas, boas lanchonetes e pechinchas para levar de lembrança. Não só acho ótimo como muito importante: quem vai para um lugar e não se preocupa em saber o que ele tem corre o risco de voltar com uma sensação de vazio, de ter conhecido tudo mas não ter aproveitado nada.

Escolhemos algum passeio porque queremos, não porque fomos obrigados a ir lá. Mas de toda forma, o fato é que já saímos de casa com um esquema e com uma "necessidade" de cumprí-lo. Quando você vai para algum lugar sem planejar absolutamente nada, essa necessidade desaparece. E aí surge espaço para fazer de tudo ou não fazer nada. E não fazer nada, meu amigo, descansa mais do que qualquer outra coisa.

A glória de viagens assim é que a gente fica tão a toa, mas tão a toa, que começa a sentir saudades de ficar ocupada. Como estou acostumada a ter pelo menos cinco coisas pra fazer simultaneamente, a sensação de "liberdade" se intensifica. Claro que a minha vontade era que essa sensação perdurasse por muuuito tempo, mas tenho certeza que mais cinco dias naquele lugar me fariam sentir falta do trabalho. E é ótimo quando a gente volta pro trabalho querendo voltar.

Entre as minhas atividades diárias estavam acordar na hora que me desse vontade (normalmente às 7h30 mesmo, por força do hábito), me arrumar bem devagar, ir na lanchonete tomar café da manhã, jogar baralho, ficar olhando os outros campistas e o movimento no lugar, conversar, andar um pouco, nadar na cachoeira, ver o dia virar noite, lanchar e ficar mais a toa. Teve um dia que cheguei a ficar mais de 30 minutos deitada, de barriga pra cima, vendo as gotas de chuva caindo... olha que luxo! Tudo isso regado a besteiras alimentícias, cheiro de mato e clima de cidade pequena.

E o seu feriado, como foi?

4 comentários:

  1. Fazer somente oq estava com vontade, sem preocupar com obrigações !
    Foi esse o sentimento no feriado!
    E não estava com vontade alguma de voltar as obrigações !! ahuaahuahu

    ResponderExcluir
  2. nem gosto muito de planejar, sabia? pesquiso os lugares, tal, o que poderia encontrar em cada um,que dia é melhor pra fazer o que... mas prefiro ir decidindo com a vibe do dia, hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Indo à Serra do Cipó, aproveite para conhecer a pousada chalés Barriga da Lua, que fica no Alto do Palácio, um lugar belíssimo. Desfrute também da melhor comida mineira e contemporânea do nosso restaurante. A pousada conta com chalés e apartamentos superconfortáveis, ideais para sua estadia. Para saber mais acesse www.barrigadalua.com.br.
    abs
    Sérgio

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica Sérgio!
    Entrei no site e a pousada é realmente muito bonita!

    ResponderExcluir