segunda-feira, 9 de maio de 2011

A mais bela surpresa

Annecy foi a melhor surpresa do meu intercâmbio na comparação expectativas versus realidade. Nunca tinha ouvido falar da cidade antes. Foi quando estava em Grenoble que fiquei sabendo que iria visita-lá. "É uma cidade muito bonita, a 1 hora daqui". No outro dia já estava a caminho. Não tive recursos nem tempo para pesquisar, me atualizar, ver imagens. Que bom. Ela era realmente aquilo que me disseram e mais um pouquinho.

(A neve enfeita a paisagem do parque e do Lago de Annecy)

Se em Grenoble eu estava na Espanha, em Annecy eu estava na Itália. Mais especificamente em Veneza. A comparação soa prepotente, mas mais tarde fui descobrir que a cidade tem mesmo o apelido de "Veneza dos Alpes", devido aos três cursos d'água que a percorrem. Ninguém usa gondôlas para atravessar os quarteirões, mas o clima da cidade vira outro.

A água é mesmo um dos pontos fortes de Annecy. O lago que dá nome à cidade é o mais limpo de todo velho continente e de uma transparência sem igual. Alguns barcos atravessam o lago para chegar nas pequenas cidades que ficam do outro lado. Também são eles que colorem o rio no verão, quando pessoas de todas as idades enchem o espaço verde em frente ao lago com suas toalhas de piquenique.

(Canal de Vassé. Transparente como água de aquário)

Mas cada época do ano traz um novo colorido à cidade e, sinceramente, Annecy é uma cidade para se visitar no inverno. Em um dia ensolarado de inverno, mais especificamente. As montanhas nevadas ao redor são ainda mais especiais que as de Grenoble, principalmente quando as vemos refletidas no lago da cidade. Annecy tem uma natureza refinada. Verde coberto pelo branco da neve e árvores frondosas com folhas de cors pastéis. Sabe aquelas imagens de quebra-cabeça?

A arquitetura, majoritariamente dos séculos XV ao XIX, também se encaixa perfeitamente. São casas e prédios de pedras cinzas e paredes coloridas, cheias de janelas. Todos muito bem cuidados. As ruas de pouco movimento me davam a impressão de estar em uma cidade medieval. Principalmente quando me deparava com algum castelo. O mais charmoso é o Palácio da Ilha. A construção do século XII já foi centro administrativo, prisão e hoje abriga o Centro de Interpretação da Cultura e Patrimônio de Annecy.

(Um bom cenário para os filmes de época do Mel Gibson...)

Entre as igrejas, a Basílica da Visitação é a mais recente. Construída no século XX, a graça maior está do lado de fora, na vista que é possível ter de toda a cidade. Outro ponto importate é a Catedral de São Pedro, no centro de Annecy. É lá que estão os restos mortais do santo François de Sales, um dos mais importantes para a cidade.

Uma das construções mais imponetes é o Palácio Imperial, que já recebeu personalidades como Winston Churchill, Charlie Chaplin e Edith Piaf. Construído em 1913, o local se transformou em hotel (para poucos) em 1990. Para entrar no casino ou no centro de congressos do local é preciso grana. Já a praia e o parque do hotéis são abertos ao público.

(Foto tirada desse link)

Com um grande número de construções históricas, Annecy precisa ter cuidado para não parar no tempo. Esse esforço pode ser sentido com uma visita ao Centro Cultural de Bonlieu. Inaugurado há 20 anos, abriga diversas lojas e restaurantes e alguns para apresentações. Espetáculos de música, teatro, circo, exibições de cinema e exposições de fotografia já tiveram seu lugar por lá. Esse pode ser o marco zero para o visitante de primeira viagem. É lá que está o centro de turismo da cidade e sempre tem alguém para dar dicas de passeios.

A cidade também têm um número considerável de bares e restaurantes moderninhos, cheios em qualquer hora do dia. Dois a cada três garçons que costuram as mesas do lado de fora carregam ou uma xícara de café ou um prato de peixe vindo do lago da cidade: truta e brochet, em sua maioria.

(Praça cheia de bares e restaurantes. No alto, vista do castelo de Annecy. Foto tirada desse link)

Cada se apresenta de uma forma diferente para cada pessoa. Para mim, Annecy parou no tempo. Isso aconteceu por ser domingo, mês de novembro, temperatura máxima de 3 graus. Mas também por ser pequena e por ser histórica. Mas não trocaria a Annecy que conheci pelos seus piqueniques de verão. Ela é a mais francesa das cidades. E a mais bonita.

(A cidade em duas images: essa e a primeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário