sexta-feira, 13 de maio de 2011

Melhores destinos 2011

A Cidade do Cabo, na África do Sul, encanta os turistas ao mesclar natureza, história e concreto. Do alto do Cabo da Boa Esperança, vistas de tirar o fôlego. Na ilha Robben, uma visita ao local onde Nelson Mandela ficou preso por 27 anos. Na cidade, passeios que deixam a ver a cultura do povo sul-africano. Por essas e outras a cidade foi escolhida pelos leitores da Trip Advisor, um dos sites de turismo mais importantes do mundo, como o melhor destino de 2011.


(Vista da Cidade do Cabo. Cultura, natureza e história por preços em conta. Foto tirada desse link)

A lista traz os 25 locais mais bem cotados entre o mundo dos viajantes de plantão. A Cidade do Cabo foi uma surpresa... mas não maior do que o 3º lugar, ocupado por Machu Picchu, no Peru. O que encanta nesse destino, mais do que a exuberância da floresta amazônica, é o mistério. Como a civilização inca conseguiu construir aquela vila a milhares de metros de altura?

Em 2º lugar fica a cidade australiana Sidney. Só em 4º aparece Paris, a cidade que mais recebe turistas por ano. O orgulho brasileiro fica em 5º, com o Rio de Janeiro, que deve receber ainda mais visitantes por conta da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Se a primeira já foi uma surpresa, a lista dos melhores destinos de 2011 traz outras ainda mais incomuns. No 14º lugar figura a mítica Siem Reap, no Camboja. Com o fluxo cada vez maior de pessoas, o local vem novos recebendo restaurantes, hotéis e casas noturnas. Ainda assim, os turistas vão a procura dos templos milenares bem conservados.

Grand Cayman (nas ilhas Cayman), Petra (na Jordânia) e Queenstown (na Nova Zelândia), enchem a lista de novidade. Entre os destinos comuns e igualmente dignos estão Praga (na República Tcheca), Florença (na Itália) e São Francisco (nos Estados Unidos). No fundo, uma viagem para qualquer um desses 25 lugares não tem muito erro.

Brasil de encantos mil


(Uma imagem que não cansa. Foto tirada desse link)

No ranking dos 25 melhores destinos entre as Américas do Sul e Central, o Brasil não ganhou o primeiro lugar, mas ficou com o maior número de cidades da lista: nove são brasileiras. O Rio de Janeiro ficou em 2º lugar e Florianópolis em 5º. Já a cearense Jericoacoara agarrou o 7º. Para os turistas, qualquer coisa se torna mais especial quando o cenário são as praias paradisíacas da cidade. Búzios vem logo depois. Morro de São Paulo fica em 14º, Foz do Iguaçu em 16º e Salvador em 17º. Logo após Porto de Galinhas (em 19º), mais surpresa: São Paulo capital. Apesar de ser o oposto dos clichês praia, sol e carnaval, a cidade figura na lista – merecidamente – pela sua efervescência cultural.


*Matéria publicada originalmente no site FUNtástico, nesse link.

Um comentário:

  1. Ah Ju, assim vc deixa a pobre estudante aqui morrendo de vontade de conhecer lugares novos. As fotos são de dar inveja de quem tirou.

    ResponderExcluir