domingo, 14 de março de 2010

Mendoza em 11 tweets

Pegando carona na matéria sobre Buenos Aires, que tal conhecer outra cidade argentina? A escolhida da vez foi Mendoza. Destruída completamente por um terremoto no ano de 1860, Mendoza foi reconstruída perto de onde estava originalmente. Mais chilena do que argentina, se formos levar em conta somente a distância, a cidade é famosa por seus vinhos. Também, são mais de mil bodegas que respondem por 70 % da produção nacional. A cidade também está cheia de museus e algumas estações de esqui, mas os vinhos e vinhedos são a atração local.

(Uma amiga minha disse certa vez que é possível se embebedar experimentando uma taça de vinho a cada bodega que se visita na cidade. Foto tirada desse link)

No início desse ano, encontrei um texto legal no blog Boa Vida, da jornalista e crítica gastronômica Alexandra Forbes. Ela resumiu sua viagem de 48 horas por Mendoza em 11 tweets. O legal é a franqueza do relato: seja bom ou seja ruim, ela fala mesmo.

1. Aeroportozinho xumbrega de Mendoza faz o de Porto Seguro parecer Heathrow. Tô exagerando, sim, mas... eita cidadezinha miúda!

2. Funcionário da Avis diz, ao entregar a chave do meu carro alugado: "aqui polícia não multa por excesso de velocidade, nem se preocupe. Eles só param quem esquece de acender os faróis". Amei.

(Caracoles de Villavicencio, estrada tortuosa de Mendoza. Foto tirada desse link)

3. Hospedada no Park Hyatt de Mendoza: linda fachada histórica, interior genérico, porém moderno e agradável. Meu quarto tem vista para os Andes.

4. Jantar na churrascaria Park Hyatt, cuja carne na parilla é 5 vezes melhor do que as que provei em Punta, porém custa 5 vezes menos!

5. Almoço - degustação de pratos harmonizados com vinhos - na bodega Ruca Malén, onde trabalha a Bea, minha prima.

6. Visitando bodegas: Vistalba, Catena Zapata, Escorihuela Gascon e a Salentein no mais distante Valle de Uco.

(Bodega de Vistalba, com os picos nevados dos Andes ao fundo. Foto tirada desse link)

7. Acho que somos as únicas dirigindo sozinhas de uma bodega a outra. Placas de sinalização são uma raridade, difícil não se perder. Por isso os turistas vão em tours guiados, em vans.

8. Catena Zapata pode ser a mais famosa e respeitada vinícola de Mendoza, mas pra quê aquela bodega feia imitando uma pirâmide maia? Eca. http://bit.ly/9FAMmJ

9. Uma noite na região das vinícolas, ao sul de Mendoza. Hospedadas no the Relais & Chateaux Cavas Wine Lodge.

10. Aerolines Argetinas = uma porcaria. Aviões velhos com poltronas literalmente caindo aos pedaços, péssimo serviço. Uma vergonha!

11. Minhas 48 horas na Argentina deixaram bem claro: o país ta bem mais pobre, enqaunto o Brasil parece cada vez mais rico em comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário