domingo, 21 de março de 2010

Turismo Subaquático

Navios piratas, mapas do tesouro, jóias preciosas... quantos de nós já não sonharam em participar de uma caça ao tesouro no mar? Tesouro talvez você não encontre, mas a parte de explorar o mar é fácil. O turismo subaquático aumentou e tem buscado um novo nicho de mercado com os navios naufragados pela costa brasileira, que somam 2 mil embarcações. Segundo o Sistema de Informações de Naufrágios, o número pode ser três vezes maior.

(Em Fernando de Noronha (PE) está o naufrágio mais antigo do Brasil: a nau Gonçalo Coelho, de 1503. Foto tirada desse link)

Os barcos são de diversas nacionalidades e afundaram, em sua maioria, entre os séculos XIX e XX. Os passeios mais procurados são para visitar aqueles que se encontram em melhor estado de conservação. Um bom exemplo é o cargueiro italiano Rosalinda, que afundou no ano de 1955 em Abrolhos (BA). Além da carcaça bem conservada, o cargueiro traz muitos objetos originais. O problema é que alguns turistas querem sair do passeio com "lembranças" e acabam roubando algumas peças.

Mergulhar em navios é uma boa pedida não só para quem quer ver a estrutura da embarcação, mas também para os amantes da natureza, ja que os navios viram verdadeiros recifes artificias. Isso porque é muito mais fácil para as esponjas e corais se fixarem em uma pedra - ou uma parede de navio - do que na areia. E os corais, plantas e microorganismos atraem animais cada vez maiores.


Em uma experiência realizada em Guarapari (ES), em 2003, os pesquisadores afundaram um cargueiro grego abandonado. Em um ano o local já tinha se transformado em um mini ecossistema, cheio de peixes e outros animais.

(Mergulho em Guarapari. Foto tirada desse link)

Para quem já se empolgou, é bom colocar os pés (de pato) no chão. Visitar navios submersos exige um curso específico de naufrágio e equipamentos apropriados. A maior parte dos mergulhadores iniciantes procura o curso pela vontade de conhecer  de perto navios piratas, históricos ou de guerra. Alguns deles, porém, gostam tanto que fazem da curiosidade um estilo de vida.

Melhores pontos de mergulho

Em uma ótima matéria sobre o tema, a revista SuperInteressante indicou os oito melhores pontos de mergulho em naufrágio no litoral brasileiro. Aqui, selecionei os três que achei mais legais:

- Pinguino, Enseada do Sítio Forte, em Angra dos Reis (RJ): A embarcação, proveniente do Panamá, afundou em 1967 depois de um incêndio que começou na Casa de Máquinas. É o naufrágio mais procurado para mergulho devido à facilidade de acesso e à boa conservação do navio.

(Para se ter uma ideia da natureza que cerca um navio naufragado. Foto tirada desse link)

- Itapagé, Lagoa Azeda, perto de Maceió (AL): A embarcação brasileira afundou rapidamente em 1943 após ser atingida por torpedos de um submarino alemão durante a II Grande Guerra. 27 pessoas morreram. A visita tem grande valor histórico.

- Cavo Artemidi, Baía de Todos os Santos, Salvador (BA): É o maior naufrágio no litoral brasileiro. O navio, de 180 metros de comprimento, afundou em 1980 com mais de 16 mil toneladas de ferro-gusa. A natureza no local é rica.

*Matéria publicada originalmente no site FUNtástico, nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário