sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comidas bizarras

A culinária move o mundo. Ou pelo menos parte dele. O turismo gastronômico é tão importante quanto qualquer outro tipo de turismo. Isso porque você pode não visitar as Pirâmides do Egito, mas não vai passar mais de um dia sem comer. Para alguns, os bares e restaurantes são meros coadjuvantes. Você passa por ali, está com fome, o cheiro é bom. Você entra e come. Para outros, eles são a principal atração.

As pessoas viajam para comer coisas gostosas, claro. Mas podem viajar também para experimentar a culinária típica de uma cidade "x". E isso não quer dizer, necessariamente, que ela terá um paladar agradável. Isso porque o que é bom aqui não precisa ser bom do outro lado do mundo. Há tempos, em uma matéria do programa Fantástico, pediram para chineses do interior e italianos da região de Sardenha trocarem a iguaria mais apreciada em suas cidades.

Os chineses lhes deram ovos imperiais. Esse ovo fica enterrado cerca de um ano e só apreciado em dias festivos. Sua clara fica com um tom marrom escuro meio transparente (parece como o ambar dos filmes Jurassic Park) e a gema fica preta. Já os italianos lhes deram um Cazu Marzu, um queijo mofado que tem até larvas vivas no meio. Qual era pior? Nem sei... Mas ninguém conseguiu comer a iguaria da outra família.

(O ovo imperial e o queijo com larvas. Qual desses você encara? Fotos tiradas desse e desse link)

Outro "maluco" é Andrew Zimmern, o apresentador do programa Bizarre Foods. A propaganda já diz: "Em um mundo de covardes, este homem é um herói". Para mim, ele é mesmo um herói. Não comeria nem um quinto das coisas estranha que ele come. Claro que ele vai no país e experimenta de tudo, o que de ruim e o que hé de bom. Mas o que há de ruim é tão exótico que eu jamais aceitaria o emprego.

Nessa onda, o jornal norte-americano The Times fez uma lista que contém as 10 comidas mais bizarras do mundo. Eles não tem ovo imperial ou queijos mofados. Mas também, nem precisam. Eles seriam só o aperitivo...

1. Cheseecake de jacaré: um animal como esse virar sobremesa parece piada. Mas o café Jacques Imo, em Nova Orleans (Lousiana - EUA), prepara essa torta.

(Se ninguém me falasse que era de jacaré eu até comia. Parece bonito! Foto tirada desse link)

2. Melão amargo: qual é a graça de comer uma fruta que não está doce, afinal? Esse melão é cultivado e servido em países da África e da Ásia.

3. Língua de sangue: na Alemanha, essa fatia de carne feita, na verdade, de sangue, é recheio de sanduíches. O coleguinha que fez essa matéria para o The Times jura que é uma delícia (mas eu duvido).

4. Joelho de galinha: alguma coisa que não é estranha para os mineiros. Não que aqui em Minas isso seja considerado uma iguaria ou coisa do tipo, mas conheço muitas pessoas que comem joelhos de galinha numa boa. O prato é chinês.

5. Haggis: este o Andrew Zimmern já comeu, e foi um dos episódios mais nojentos que eu jé vi pois eles mostraram todo o processo. Haggis é uma receita escocesa: estômago de carneiro recheado com pedaços de coração, fígado, pulmão e banhas em molho de sangue. Blergh!

(Olha que esse ta bonitinho. Tem uns com pedaços de gordura gigantes. Foto tirada desse link)

6. Lagosta viva: a "frescura" dos alimentos toma sua forma extrema nesse prato asiático. Metade do animal é cortado em pequenos pedaços e a outra metade colocada em um bloco de gelo para conservar seus reflexos motores. O bichinho é capaz de ver as pessoas lhe devorando.

7. Natto: é super nutritiva e faz muito bem para o corpo, mas muito mal para o paladar. A soja é cozida por 6 horas até a bactéria Bacillus subtilis natto surgir na mistura. Depois, "a coisa" é fermentada por 24 horas e envelhecida por uma semana. Soja, tinha que ser japonês...

8. Cacto espinhoso: é uma planta encontrada em diversas regiões áridas das Américas. No México ela se tranforma em comida. Para isso, os espinhos são removidos e o resto da planta pode ser servido grelhado, frito, ensopado...

9. Larvas grelhadas: Viscoso, mas gostoso. Esse deveria ser o "subtítulo" dessa comida australiana. Os cidadãos do país devem ter feito algum esforço para olhar para essas larvas, encontradas na raiz de certos arbustos, e acreditar que elas dariam em algum aperitivo. Algumas soltam esguichos. Eca!

(Larvas com torradas, folhas e tomate... mesmo assim não desce. Foto tirada desse link)

10. Teta da vaca: incrível como nada da vaca é desperdiçado. Na Toscana (Itália), enquanto os ricos comiam as partes nobres os pobres ficavam com o que sobrava. Hoje, é filé de sanduíches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário