quinta-feira, 1 de julho de 2010

Curiosidades da Copa do Mundo 2010

Desde o dia 11 de junho a imprensa do mundo inteiro voltou suas câmeras, microfones e gravadores para a África do Sul, sede da Copa do Mundo 2010. O evento, que acontece de quatro em quatro anos sempre em um rodízio de países, traz 32 seleções que se revezam em jogos diariamente. Ontem e hoje, porém, é dia de descanso. Se assim não fosse, a Copa duraria menos de um mês, as equipes não teriam fôlego e o clima de suspense e expectativa ia diminuir consideravelmente. De toda forma, para pessoas que acompanham todos os jogos (como eu), ontem e hoje são dias vazios e completamente sem graça...

(Logomarca oficial. Imagem tirada desse link)
.
Mas, aproveitando a "folguinha", pude pesquisar um monte de coisas legais. Por exemplo: foram feitos cinco novos estádios para que a África do Sul pudesse receber a Copa do Mundo e esses foram os primeiros estádios construídos exclusivamente para o esporte. Antes, à época do Apartheid, os estádios eram feitos para rugby e críquete.
.
Ainda em 2008, a África do Sul estava tão atrasada para os preparativos do evento que a Fifa cogitou mudar a sede. Entre as opções de países estavam a Alemanha, que tinha acabado de receber uma Copa do Mundo e tinha a estrutura toda montada, a Espanha e a Austrália. Um novo susto veio em 8 de julho de 2009, quando os operários entraram em greve pedindo um reajuste de 15% no salário.
.
Por falar em Austrália, esse foi o primeiro ano que o país disputou as eliminatórias da Ásia e não da Oceania (o porquê ainda é um mistério para mim). Com isso, dois países da Oceania entraram na disputa: Austrália e Nova Zelândia. Também é a primeira vez na história do evento que o país anfitrião sai da disputa na fase de grupos.
.
Desde a Copa de 1970 as bolas recebem nomes oficiais. Esse ano, a bola se chama Jabulani, que em IsiZulu significa "celebração". Ela possui 11 cores diferentes que fazem referência às 11 etnias e dialetos dó país sede. Deixando de lado as discussões sobre as... bem... peculiaridades da bola, Jabulani é um belo nome. Em uma matéria no Fantástico perguntaram a diversas qual deveria ser o nome da bola da Copa de 2014, no Brasil. "Amazonas", "Brazibola" e "Pelé", foram algumas das péssimas ideias. Mas também surgiram bons nomes, como Irapuã, que quer dizer cheia em Tupi Guarani, ou - a minha preferida - Umbabarauma, da música de Jorge Ben Jor.
.
No início do evento, o som insuportável das vuvuzelas impedia os telespectadores de vários países de ouvir a narração dos jogos e os comentários dos jornalistas. Os organizadores pensaram até em impedir as pessoas que portassem "cornetinhas do inferno" (como foram chamadas por aí...) de entrar no estádios. Tudo se resolveu quando a emissora a cabo Meo passou a utilizar uma tecnologia que remove a frequência do som das vuvuzelas através de um chip.
.
Utensílios eletrônicos
Para acompanhar a Copa, recomendo uma tabela eletrônica linda e sensacional desenvolvida pelo maior jornal esportivo da Espanha, o Marca. A tabela mostra todos os jogos por dia, seleção, estádio e fase eliminatória. A escolha é do freguês!
.
No youtube há um vídeo que faz um tour virtual por todos os estádios do evento. São só dois minutos de exibição para ajudar aqueles que ainda se perdem pelos caminhos da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário