sexta-feira, 25 de junho de 2010

Transportes Alternativos Marcela Miranda - Personagens (8)

São Paulo é uma cidade caótica pro natureza. Trânsito, barulho, fumaça, gente por todos os lados. Mas se o seu destino cruzar com o Fórum da Fazenda Pública Hely Lopes Meirelles, no centro da capital paulista, você pode sair um pouco dessa órbita enfurecida. Basta entrar no elevador da Tamm Lines - Transportes Alternativos Marcela Miranda - e escolher um dos 19 destinos turísticos que a companhia aérea tem para oferecer.

(A simpatia cotidiana de Marcela. Foto tirada desse link)

É assim que a ascensorista que dá nome à Tamm Lines recebe seus visitantes: assim que a pessoa entra no elevador ela diz:

- Última chamada para o voo 3348, portão 1.

A partir daí o "cliente" também participa da viagem e ajuda Marcela a decidir o destino da vez. Cada andar é um destino turístico que pode mudar de acordo com a época do ano ou com os eventos festivos.

- Em 1997 imaginei os andares como estações do Metrô de São Paulo. Naquela época, ninguém queria parar na Estação Carandiru. Aí aprimorei a brincadeira. No verão, escolho falar de praias. No inverno, a atração são as cidades serranas, como Gramado, Canela, Bariloche. Na semana do Dia dos Namorados, o roteiro é romântico, como Viena e Paris. Na Semana Santa é a vez das cidades sacras, como Ouro Preto e São João del Rey.

Marcela trabalha no local há 14 anos e começou com o serviço simultâneo de guia turístico por considerar a atividade chata e enfadonha.

- Era sempre aquela coisa chata de abrir e fechar a porta o dia inteiro. Cansei daquela papo chato de elevador: 'hoje está quente, não?' ou 'será que vai chover?', e resolvi inovar. Coloquei na cabeça que tinha que transformar meu trabalho em algo divertido.

A abordagem de Marcela Miranda é capaz de tirar sorrisos de qualquer um. Quase qualquer um...

- Alguém reclamou para minha diretora e eu tive de parar que parar de falar das cidades. As pessoas me perguntavam o que tinha acontecido e eu respondia que a empresa tinha falido. Sei que deve ter gente que me acha maluca, ams a maioria adora!

E a certeza só se confirmou quando as pessoas penduraram inúmeras faixas na frente do Fórum pedindo que o bom humor de Marcela voltasse. Com a auto-estima nas alturas e a Tamm Lines reestabelecida, a ascensorista voltou ainda mais afiada. Cada cidade é narrada com grande riqueza de detalhes. Os roteiros são elaborados por meio de pesquisas que ela faz em revistas e artigos que coleciona, muitas delas, presentes dos passageiros. Internet? Nem sabe o que é direito. Ela prefere ler e escrever os pontos mais interessantes em um papel. O resultado?

- Próxima parada, Praga. Conhecida pelos seus inúmeros museus, a capital da República Tcheca impressiona pela conservação do seu patrimônio histórico. Não deixe de conhecer a galeria de arte do Castelo de Praga. Obrigada e boa viagem!

Marcela é famosa:

- Os estudantes que vêm aqui sempre recomendam a "viagem" para os colegas. Teve um pessoal de Salvador que veio até aqui só para me conhecer, imagina? Ah, e um advogado que passou por aqui e gostou tanto de viajar comigo que me deu uma viagem com tudo pago para o Rio de Janeiro.

Mas ela não faz isso só pelas viagens.

- Minha maior recompensa é o sorriso das pessoas.

Esse post foi inspirado nas matérias que estão nesse e nesse link. No último, há um vídeo da Marcela em um dia de trabalho como os outros, mas diferente para cada pessoa que passa por ali. Aproveite para entrar na cabine da Tamm Lines e fazer uma viagem. Última chamada para embarque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário