quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que entra (e o que sai) na mala de viagem

Antes mesmo de resolver tudo no quesito "documentos", comecei a preparar o quesito mala. Para isso, fiz uma a 2 meses atrás e vou atualizando sempre que lembro de alguma coisa. É bem estranho preparar uma mala para ir morar em outro lugar. Tenho costume de arrumar bagagens com roupas para passar de 3 a 10 dias viajando. As vezes sobra espaço e coloco até mais do que preciso. Dessa vez, aposto que vai ficar faltando espaço.

(Ok, acho que não vou chegar a esse ponto, mas é melhor encher a mala do que ficar espaço sobrando. As bagagens são manuseadas por várias pessoas e quando elas estão vazias as coisas ficam sambando lá dentro. Foto tirada desse link)

O máximo que fiquei fora de casa foi 15 dias, no ano passado, durante o Festival de Inverno de Diamantina. Foi estranho pois no 10º dia as meias já estavam acabando e tinha algumas blusas que eu queria lavar para usar de novo. 5 meses é mais tempo ainda e, além de pensar nas roupas para as ocasiões de um país que nem conheço (a cultura influencia muito o vestuário), vou ter de me preocupar com o clima, limpeza e manutenção de todas elas.

Essa parte se torna ainda mais difícil pra mim pois tenho uma irmã dois anos mais velha. Como temos quase a mesma altura e o mesmo peso, usamos tudo uma da outra. Tem peças que a gente nem sabe mais de quem é. Com as roupas ok, a gente supera. Comprei um casaco mais grosso ali e uma blusa aqui. O problema são os sapatos: não dá pra ficar comprando sapatos em dobro. Mesmo porque é caro.

De toda forma, eu ainda adoro arrumar malas! Gosto de espalhar todas as roupas na cama e ir colocando uma por uma, dando um jeitinho de levar o óculos naquele canto e o tênis extra ali no outro. Desfazer é péssimo, mas fazer é sempre bom: lembra a viagem que vai começar daqui a pouco!

Abaixo, minha lista. Leiam com atenção pois quero ajuda: se estiver esquecendo de algo, me avisem!

Parte de cima
- Sutiãs e tops
- Regatas
- Blusas baby look
- Blusas esportivas
- Blusas de manga
- Segunda pele (para o frio)
- Casacos
- Vestidos (incluindo um de festa para alguma ocasião de festa que eu nem sei se vai existir - mas eu não vou gastar meu dinheiro comprando roupa chique no exterior)

(Lá no fundo, vermelho, o sobretudo que comprei por 60 reais na loja Marisa. Se eu posso dar uma dica é: aproveitem! Essa é a última semana de saldos!)

Parte de baixo
- Calcinhas
- Meia calças
- Shorts
- Saias
- Calças
- Calça esportiva

Sapatos
- Chinelos (três! Nunca leve um só. Uma amiga levou um par de Havaianas, a faixa quebrou e ela teve que comprar outro. E Havaianas são caras no exterior)
- Rasteiras
- Sapatilhas
- Sapato de salto (odeio saltos, mas vou levar um só, preto - que combina com tudo - para sair a noite)
- Bota (está na lista oficial, mas não na das coisas que eu vou levar. Esse item vou comprar lá, uma impermeável e bem quentinha pra resisitir ao inverno)
- Tênis esportivo
- Tênis de passeio

Acessórios
- Gominhas tic tac, faixas e tudo mais pra segurar a cabeleira
- Grampos
- Colares, pulseiras e brincos
- Relógios
- Lenços
- Cintos
- Bolsas

(Algumas das minhas pulseiras e colares. Gostou? Então outra dica: fiz 90% do que vocês estão vendo. É só ir a Galeria do Ouvidor, escolher e montar. Se tivesse comprado pronto pagaria o quintuplo do preço - se é que eu ia achar exatamente as coisas que gosto)

Higiene
- Toalha de rosto
- Roupão (dica de uma amiga que viajou para o mesmo lugar que eu: como os banheiros da moradia são coletivos, ao invés de se enrolar em uma toalha para chegar ao quarto, melhor colocar um roupão)- Maquiagem (lápis de olho, rimel, corretivo, pó compacto, blush, sombra, batom, removedor de maquiagem)
- Shampoo e condicionador
- Sabonete líquido (outra dica da minha amiga: o banheiro é coletivo e se o sabonete cair no chão não vai ser eu que vou pegar)
- Creme de cabelo
- Creme hidratante rosto e corpo
- Protetor solar rosto e corpo
- Kit para fazer a unha (tesoura, lixa, alicate, esmalte, acetona e algodão)

Outros
- Biquini (se der tudo certo, vou usar na Grécia!)
- Meias
- Boné
- Gorro
- Luvas
- Cachecol
- Pijama
- Carregador de bateria , celular e pilha
- Dicionário francês-francês
- Bescherelle (para quem não sabe, esse livro é a bíblia francófona: tem as conjugações em todos os tempos de todos os verbos em francês)
- Caderno para a aula (afinal, eu vou estudar ne?)
- Pandeiro
- Remédios e receitas médicas
- Baralho (porque não?)

Normalmente eu monto a mala assim: calças jeans e blusas pesadas em baixo. Roupas meio termo no meio e roupas muito leves em cima. Blusinhas leves e que não amassam eu guardo enroladas, isso ajuda a ter mais espaço. Sapatos enrolados em sacos plásticos eu encaixo no canto da mala e, nos espaços que sobraram, cremes (também enorlados em sacos plásticos, pois podem vazar), meias, luvas e o que tiver sobrado. Pápeis em geral em cima (menos o dicionário, que é grande). Naquela redinha grudada à "porta" da mala, roupas de baixo. Uma necessaire para coisas de cabelo, outra para colares e pulseiras, outra para remédios e outra pras coisas de fazer unha.

(Bem arrumadinha essa, não? Foto tirada desse link)

Do lado de fora
Uma mochila com:
- Máquina fotográfica
- Pilhas
- mp3 (sem ele, não sou ninguém)
- Um livro
- Caderno, lápis, borracha e caneta
- Mapa da cidade (um do Porto, outro de Paris e outro de Clermont)
- Óculos de sol

Peço novamente a ajuda de todos para completar a lista e também dar dicas de arrumação! Principalmente se você tiver uma forma milagrosa de fazer com que tudo caiba direitinho. Vou precisar...

9 comentários:

  1. Ju, uma dica importantíssima: não esquecer os documentos!hahaha
    Tô brincando!! Mas sempre aconselham a levar xerox deles pra vc andar por lá.
    E ainda bem que de um monte de itens dessa lista estarei livre, já que minha irmã mora lá e disse que a Unilever também existe na África do Sul!rs
    De qualquer forma, na minha mala tenho que incluir coisas que ela encomendou do Brasil e deixar (bastante) espaço pra voltar com as coisas que comprar por lá!rs
    Mas o check list do post vai me ajudar bem, já que eu já tô sofrendo por conta da mala a fazer (será que cabe o guarda roupa inteiro??rs)

    ResponderExcluir
  2. Bom, não se esqueça de coisas básicas de higiene pessoal: escova e pasta de dente e absorvente (sei lá como são essas coisas no exterior). Foram as coisas que eu lembrei.
    E aqui, jura que vai levar um livro só?! Apesar q vc pode comprar mts lá tb, neh?

    Enfim, a medida que eu for lembrando de alguma coisa te aviso.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este post... adorei!
    Tem selinho e meme pra vc... passa lá no blog!

    Bjos...
    Danie
    www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelas dicas!!
    Tenho que adicionar a lista: documentos (ce acredita que tava na lista mas escrevi de escrever), perfume (boa lembrança), escova e pasta de dente, absorvente (acho que vou levar alguns e depois compro lá)!

    Uma amiga me lembrou também: gilette e aparelho de depilar. Afinal, eu não quero parecer uma francesa!

    E outra que eu lembrei: uma muda de roupa na mochila. Vai que a mala vai para na Rússia?

    ResponderExcluir
  5. gata, seu blog tá maravilhoso! ai, você é linda e prática e me ajudou muito. tô perida. senti falta do protetor solar. e me convida pra ir à grécia com você!

    ResponderExcluir
  6. Agora a dica não mais válida pra você,mas fica pra quem passar por aqui,no kit manicure,eu tiraria o alicate pois é cortante e acho que não pode ir!

    ResponderExcluir
  7. Oi Narjara!

    O alicate pode ir sim. Objetos cortantes (devidas as proporções) podem ir, desde que na mala que será despachada. Na bagagem de mão, nem pensar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Parabéns pelo blog! Adorei as dicas! Para não correr riscos de malas extraviadas e viajar tranquila, sempre viajo somente com bagagem de mão.
    Neste vídeo dou dicas de como montar uma mala compacta para uma viagem a Europa no outono ou primavera! Pode ajudar muitos passageiros.
    Este é o vídeo (Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI e Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=b2pP1ZrOX40)
    Abraços,
    Cristina Marinho

    ResponderExcluir