quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Para ler e viajar

Há quem diga que só existem dois tipos de viajante: aqueles que lêem um livro para rodar o mundo e aqueles que rodam o mundo para escrever um livro depois. De toda forma, praticamente todos eles têm um bom exemplar na mala ou na mochila.

(O livro Medo e Delírio em Las Vegas foi adaptado para o cinema. O ator Johnny Depp ficou com o papel principal - e idêntico ao Hunter Thompson. Foto tirada desse link)
.
Em abril de 2009 o jornal inglês Telegraph elegeu os 20 melhores livros de viagem de todos os tempos. A lista foi feita para celebrar o Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.

Apesar de a lista não estabelecer uma relação de melhor ou pior, o primeiro título é On the road (tradução: Pé na estrada), do escritor estadunidense Jack Kerouac, um dos maiores marcos da geração beat. O livro conta a história de dois amigos que atravessam a América pela rota 66 anos depois da Segunda Guerra Mundial. O encanto do livro é a sensação de liberdade que ele deixa. Foi com essa mesma sensação que milhares de jovens partiram em aventuras similares em todo o mundo.

Outro título de destaque é Fear and Loathing in Las Vegas (tradução: Medo e Delírio em Las Vegas), do jornalista estadunidense Hunter Thompson. A narrativa do livro é feita em jornalismo gonzo, gênero aonde o repórter abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura a ação. Em Medo e Delírio, Thompson conta como caiu no mundo das drogas dia e noite numa cidade desconhecida. O número de alucinógenos usados pelo autor foi tão alto que nem sequer sabemos o que podemos considerar real ou ficcional dentro da narrativa.

A lista também conta com outros títulos de peso. Um deles é a obra The Great Railway Bazaar, de Paul Theroux. Feitos para amantes de viagens de trem, o autor descreve suas aventuras pelos trilhos da Europa, da Ásia e do Oriente Médio. Outro é o The Road to Oxiana, de Robert Byron. Considerada por muitos o primeiro exemplar de narrativa de viagens modernas, a obra traz os caminhos percorridos pelo autor através do Oriente Médio.

A lista completa com o resumo das obras você encontra no site do Telegraph.

*Essa matéria saiu pela primeira vez no site FUNtástico, nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário