segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Slow Travel - Viajando sem pressa

Todo mundo espera o final de ano pra sair de férias. O problema é que nem sempre o tempo é suficiente para ir a todos os lugares que a gente quer, ou ver todas as atrações que a gente programou. Assim, como escravos do tempo (e do dinheiro), pulamos igual macacos de ponto turístico em ponto turístico.

Se identificou? Experimente então, pelo menos uma vez, viajar beeeeem devagar. O Slow Travel (algo como viagem lenta) surgiu nos anos 1980, no ramo da gastronomia, para ir contra a cultura do fast-food. O movimento começou na Itália e tinha como preceitos comer lentamente para apreciar mais e melhor o alimento. A ideia se estendeu e, hoje, abrange uma série de coisas, inclusive o turismo.

(Pôr do Sol no Rio São Francisco. Pressa pra quê?)

Os viajantes slow afirmam que, dessa forma, conseguem entender melhor o local que estão visitando ao invés de ficar uma noite em cada lugar e prometer para si mesmo voltar "com mais calma". Experimente: ao invés de consumir seus dias visitando cartões-postais que nem sempre gostaria de ver, passeie pelo bairro. Talvez, entre uma caminhada e outra, você encontre uma portinha escondida em algum bairro próximo que serve um peixe grelhado maravilhoso e muito mais em conta do que os restaurantes que aparecem no guia. É esse tipo de coisa que se pode encontrar quando você decide se deixar surpreender.

Claro que existe viagem de descanso e viagem de passeio. A de descanso é pra ficar a toa, e alguns ficam tão a toa que até se arrependem depois. A viagem de passeio tem uma programação extensa e, às vezes, sem nenhuma profundidade. Se no equilíbrio está a coisa certa, siga algumas dicas para viajar slow:
.
1ª: Use transporte público. Além de ser mais barato, os ônibus e metros fazem as rotas que os cidadãos comuns fazem para ir ao trabalho, visitar um parente etc. Usando transporte público você possivelmente vai passar por bairros que não visitaria se estivesse de carro e ainda vai conseguir sentir o clima da cidade, pescar algumas conversas pelos corredores e entender a rotina de alguém que mora ali.

2ª: Acorde e durma quando der vontade. Você está de férias, não é mesmo? E férias foram feitas para relaxar. Acredite: você não vai deixar de fazer nada porque acordou às 10h00. E também não vai perder o dia só porque foi dormir às 3h00. As pessoas chegam a acordar em horários que não acordariam nem se estivessem a toa em casa só para chegar mais cedo na praia. Não obrigue seu corpo a fazer nada que ele não queira.

3ª: Tire um dia para passear aleatoriamente. Esqueça os pontos turísticos e os horários que os museus fecham. Não perca seu tempo em filas gigantescas. Passe um dia passeando aí. Pode ser um bairro que você gostou e quer voltar, algum cantinho que você quer explorar melhor. Se der, sente em um bar e puxe papo com alguém. Peça dicas ou fique por lá bebericando. Siga sua intuição e esteja aberto às surpresas.
.
O turista profissional, Ricardo Freire, é um entusiasta dessa "modalidade". Nesse e nesse link você vai encontrar dois textos aonde ele apresenta 10 motivos para viajar slow. Você vai se convencer em menos de 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário