quinta-feira, 25 de março de 2010

Lindo como um cartão postal

Escutei uma vez, em um programa de TV, a seguinte afirmação: a Costa Rica é linda como um cartão postal. Ok, não duvido. Mas o quê exatamente significa isso? O que é ser bonito como um cartão postal? O que está fora de uma imagem típica de cartão postal é feio? Porque?

(Foto tirada desse link)

A foto que estampa um cartão postal é o olho, o ângulo de alguém sobre alguma coisa, seja ela uma paisagem, uma pessoa, um animal ou uma construção. Historicamente falando, o seu objetivo nem era o de representar belas imagens. O primeiro cartão postal da história foi emitido no século XIX, apesar de ninguém saber ao certo sua origem e foi criado para facilitar o envio de cartas, pois não precisa de envelope, já que o destinatário e o remetente se identificam no próprio papel. Com isso, ele acabou também barateando o custo das cartas, pois ficava mais leve.

Voltando a questão, quando alguém diz que um lugar parece como uma imagem de cartão postal fantasiamos um paraíso. Imaginamos um local perfeito, eternamente claro, com plantas bem verdinhas, flores coloridas, prédios arquitetonicamente lindos, praia azul e pessoas que, possivelmente, não têm necessidades fisiológicas. Mas é tudo uma questão de ângulo. Às vezes até um armário desarrumado, dependendo do ângulo, é digno de revista de decoração.

O que eu quero dizer com isso? Não se iluda. Em qualquer lugar tem coisas bonitas. Em qualquer esquina há beleza pura. As pessoas se deixam levar por belas imagens e viajam buscando fotos de cartão postal. A mesma luz, as mesmas cores, a mesma paz. Mas isso pode não acontecer por 'n' motivos. O fotógrafo pode ter tirado a foto de um local onde ninguém tem acesso. O tempo pode estar ruim ou o local em reforma. E, às vezes, você descobre que aquilo não era mesmo grande coisa.

É triste perceber que você escolheu o Rio de Janeiro para passear e o Cristo está rodeado de andaimes? Sem dúvida. O mesmo acontece quando a ideia é passar a lua de mel no Tahiti mas chove o tempo todo. De toda forma, certas paisagens ficam diferentes (quem sabe mais bonitas?) em situações adversas. Em um outro programa de TV, o repórter entrou em êxtase quando chegar ao rochedo Uluru, na Austrália, e começar a chover. O que ele via era diferente de todas imagens que já tinha visto, mas igualmente belo.

2 comentários:

  1. Organizado pela KLG Editora Ltda
    – 1º edição do Concurso de fotografia de paisagens da Serra do Cipó.
    TEMA: CAMPOS RUPESTRES
    OBJETIVO
    Esperamos que o 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA SERRA DO CIPÓ encoraje os amantes da fotografia a usar sua criatividade e a mostrar e divulgar este santuário ecológico da Serra do Cipó, bem com a sua importância no contexto de eco turismo em Minas Gerais e no Brasil.
    PARTICIPANTES.
    Poderão participar fotógrafos profissionais e amadores, com mais de 16 anos, de qualquer nacionalidade.
    A inscriçãoé gratuita e deverá ser feita pelo site http://fotosserradocipo.blogspot.com supõe aceitação total deste regulamento.
    TEMA:
    CAMPOS RUPESTRES
    As fotografias deverão se adequar ao tema e conteúdos do concurso. O comitê organizador do concurso se reserva o direito de aceitação dos trabalhos.
    A temática está vinculada a paisagem da Serra do Cipó
    REGULAMENTO
    A Participação no Concurso implica a cessão por parte dos participantes a favor da organizadora dos direitos autorais , de reprodução, de uso, distribuição, comunicação pública e transformação sobre as obras fotográficas, que poderão aparecer em impressos, folhetos web sites e editados pela organizadora, respeitando –se sempre a sua autoria;
    1. Somente fotos inéditas serão aceitas,
    2. Não serão aceitas montagens fotográficas nen fotografias manipuladas digitalmente. Caso situações como estas sejam detectadas pela comissão julgadora, a fotografia será compulsória e imediatamente desclassificada;
    3. Nenhuma foto inscrita será devolvida.
    4. Serão premiadas as três melhores fotos escolhidas pela comissão julgadora, e a melhor foto dentre todas as concorrentes , escolhidas pelo voto dos jurados.
    5. A organizadora reserva-se o direito de exibir as obras não finalista na seção de fotografias inscritas e na exposição intenerante.
    6. As fotos deverão ser impressas em papel fotográfico na medida de 40cm x 30cm ( devendo considerar sempre, outras proporções (panorâmicas, quadradas etc) e enviar as fotos via correio nas medidas 40cm x 30cm, no seguinte endereço :
    AO 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA SERRA DO CIPO
    ATT. FÀTIMA LACERDA
    RUA: CACONDE 14- SALA 103-
    BAIRRO NOVA FLORESTA
    -CAPITAL-MG 31140-310
    7. Todos os autores que tiverem obras aceitas no concurso receberão um certificado de participação;
    8. Todo candidato ao inscrever suas obras assume particular e pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e ou criminal, relacionada a foto apresentada;
    9. Cada fotografia será apresentada com um titulo, e um breve resumo do que mostra, tendo que indicar a data e o local onde foi tirada a foto.
    ENVIO DAS OBRAS.
    Os participantes deverão preencher o formulário de dados online, anexando as fotografias e enviar a partir do web site. http://fotosserradocipo.blogspot.com.
    Deve-se também enviar as fotos via correio nas medidas 40cm x 30cm, conforme intem 6
    AO 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA SERRA DO CIPO
    ATT. FÀTIMA LACERDA
    RUA: CACONDE 14- SALA 103-
    BAIRRO NOVA FLORESTA
    -CAPITAL-MG- 31140-310

    ResponderExcluir