domingo, 7 de março de 2010

Para não perder tempo na capital paranaense

Entre os mil e um lugares que Curitiba elegeu como ponto turístico da cidade, alguns valem realmente a pena, como a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico, que descrevi no último post. Outros podem ser deixados de lado, principalmente se você tiver poucos dias para ficar na cidade. Mas alguns, mesmo menos conhecidos, devem ser visitados. Aqui vou descrever alguns dos lugares mais legais para passear. E como uma cidade não é feita só de ruas, praças e prédios, algumas dicas culinárias e locais!

O Bosque Alemão faz sucesso, principalmente entre as crianças. Foi inaugurado em 1996 em homenagem à cultura alemã e sua contribuição para a cidade. O local guarda o Oratório Bach, que é um salão para concertos musicais, a Torre dos Filósofos, um mirante que dá uma visão panorâmica da cidade, e a Praça da Cultura Germânica, onde é possível ver a riqueza da cultura estrangeira.

(Praça da Cultura Germânica. Foto tirada desse link)

Para os pequenos, as atrações começam na trilha de João e Maria, que reproduz a história de mesmo nome escrita pelos irmãos Grimm. A trilha que cruza o bosque traz trechos do conto escritos em azulejos. Ao final da trilha, há a Casa da Bruxa, que guarda uma biblioteca infantil. Diariamente, as crianças podem entrar na casa participar da Hora do Conto.

(A direita, imagem do "chapéu" com azulejo que conta parte da história de João e Maria. Foto tirada desse link)
.
Outro passeio interessante é a Unilivre, a Universidade Livre do Meio Ambiente. A arquitetura do prédio interage perfeitamente com o meio ambiente. O mais legal é passear por lá e imaginar como são as aulas dos estudantes, seja dentro seja fora da sala. E quer saber? Devem ser bem divertidas e, obviamente, educativas. A Universidade é completamente acessível aos cadeirantes e é um dos 30 melhores projetos arquitetônicos do Brasil. A inauguração aconteceu em 5 de junho de 1992 e contou com a presença do oceanógrafo francês Jacques Cousteau, que ficou encantado com a ideia.

(Prédio da Unilivre com sua passarela, que dá acesso a todos os andares. Foto tirada desse link)
.
No quesito parques, fique entre o Tanguá e o Barigüi (que ainda não aderiu à reforma ortográfica e continua com trema - nomes próprios podem tudo). O primeiro é mais turístico e muito bonito. Além do prédio, possui ciclovia, lanchonete, mirante, dois lagos e uma cachoeira atificial. O segundo é mais tradicional e foi adotado pelos curitibanos como ponto de caminhadas, pedaladas e pique-niques, principalmente nos finais de semana. É imenso, com 1,4 milhões de metros quadrados. Possui equipamentos de ginástica, churrasqueira, poliesportivo, pedalinhos, além de museus, parque de diversão e pista de aeromodelismo.
.
No fim do dia visite a Rua das Flores. Extensa e colorida, ela é a principal rua da cidade e ponto de encontro, lazer e compras dos curitibanos. Foi o primeiro calçadão país ao tornar-se exclusiva para pedestres em 1971. O local é palco de artistas de rua que já se tornaram amigos dos habitantes da cidade. Entre eles está o Palhaço Sombra, que sai imitando as pessoas e pregando peças. Alguns transeuntes chegam a desviar dele para não cair em suas palhaçadas. Passeie por lá e depois pare para tomar um café em uma das lanchonetes.

(Foto tirada desse link)

Mas reserve o estômago para o bairro de Santa Felicidade. Antiga colônia formada por imigrantes italianos, o local é hoje o ponto alto da gastronomia em Curitiba. É lá que está o maior restaurante da América Latina: o Madalosso, com capacidade para receber mais de 4.500 pessoas aos sabores da comida italiana. É no bairro (e também em outros pontos da cidade) que você encontra rodízios de carne ou pizza a míseros 10 reais por pessoa.
.
(Ao lado, portal que marca a entrada para o bairro Santa Felicidade. Foto tirada desse link)

E por falar em comida, que tal experimentar o bolo de rolo? O quitute parece com um rocambole, só que tem a massa bem fininha, o que faz com que ele seja enrolada umas 15 vezes até chegar a largura de um bolo comum. O doce surgiu no Brasil Colônia, lá em Pernambuco, e ganhou o paladar dos curitibanos - que se inspiraram com a receita, mas não com o preço. Por lá, um fino pedaço ultrapassa os 4 reais.

(O típico bolo de rolo tem recheio de goiabada, mas hoje ele é encontrado em mil variações. Foto tirada desse link)
Ir e vir

Como sempre recomendo, uma das melhores formas de conhecer uma cidade é os costumes locais é entender um pouco da vida dos seus habitantes e, para isso, andar de ônibus é sempre interessante. Principalmente se estamos falando do eficiente transporte urbano de Curitiba, que inspirou o sistema de transporte de cidades internacionais como Bogotá, Santiago, Los Angeles e Cidade do México.

(Ônibus articulado esperando passageiros em no Tubo. Foto tirada desse link)

Claro que, como todo transporte público e urbano, deve existir vários problemas que não são ditos aos turistas. Com uma pesquisa mais aprofundada no google você vai ver fotos de ônibus cheios, pessoas espremidas e promessas de governadores sobre a implantação de uma linha de metrô na cidade. De toda forma, o famoso "Sistema Expresso" prima pelas ruas exclusivas para ônibus. Assim, eles só param para embarque e desembarque, que se dá através das Estações Tubos. Em cada estação há um funcionário que recebe a passagem antecipadamente, para facilitar a viagem do cliente. Os ônibus costumam ser articulados, permitindo o embarque de um maior número de pessoas.
.
Aproveite o ônibus para ver lindas paisagens pela cidade, principalmente residenciais. Sabe aqueles bairros com casas simples, mas bonitas, muitas árvores e cercas redondas que dão vontade de morar? Pois então, lá você vai ver um monte dessas. Indo para o Jardim Botânico ou para o Portal Italiano vi casas de fazer inveja.

Go shopping

Nada de lojas chiques por aqui. Como adoro uma boa feira de rua, a dica de hoje é a Feira de Atesanato do Largo. Além do comum, como roupas, porta retratos e bijouterias, há pessoas vedendo coisas fora do comum, como livros nacionais e internacionais a preço de banana (Um exmeplar do Tin Tin em italiano estava 18 reais, para se ter ideia).
.
(Foto tirada desse link)

Um comentário:

  1. Morei em Curitiba por 12 anos e hoje moro em um local mais quente - Bonito/MS. Curitiba é ótima pra quem quer passear. Realmente o transporte público funciona e dá pra ir a qualquer lugar. Ainda tem a Jardineira que percorre todos os lugares turísticos da cidade, ou seja, os principais parques... do Botânico ao Barigui. Pra quem gosta de cachorros, domingo à tarde é dia de levar os caninos para correr livremente no gramado atrás do MON. Aos que gostam de comer (assim como eu) vale a pena desfrutar do buffet de sopas e caldos do Manjericão (que fica na Alexandre Gutierrez, entre a Silva Jardim e a Iguaçu e bem perto da Praça do Japão). Lá eles servem um delicioso caldo feito à base de pinhão. Enfim, é uma pena que a cidade seja tão fria e chuvosa.

    ResponderExcluir