domingo, 25 de julho de 2010

Documentos, taxas e viagens: tirando o visto

Recebi o resultado do intercâmbio em julho do ano passado, mas fiquei seis meses sem notícias de nada, só na alegria mesmo. A primeira reunião aconteceu em 9 de fevereiro. Nela, um membro da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG nos explicou o "esquema" do intercâmbio e quais deviam ser as primeiras atitudes a serem tomadas. Ou seja: ia começar o preenchimento da papelada!

(Com o tempo, foi assim que me senti. Foto tirada desse link)

Os primeiros papéis que deveríamos entregar era uma ficha de inscrição com as matérias que gostaríamos de cursar na universidade estrangeira, uma folha para pedir um quarto na moradia universitária da minha cidade, papéis com informações sobre meu histórico escolar, um termo de compromisso e uma declaração de condições financeiras, que devia ser entregue com cópias dos últimos três contra cheques. Total: 5 documentos.

Foram entregues no mês de março e seriam enviados para a Universidade de Blaise Pascal, em Clermont-Ferrand. Os responsáveis iriam ler e nos enviar em seguida uma carta de aceite. Falando em metáforas, a carta é como uma chave mágica: ela abre muitas portas para o futuro intercambista. Abre TODAS as portas, na verdade. Ela é a certeza de que você foi passou em um processo seletivo e está indo legalmente para outro país. Com ela você fica isento de entrevistas e mais entrevistas em consulados pois um acordo bilateral entre duas universidades já legaliza a ida de estudantes pré-selecionados.

A carta dos alunos que vão estudar em Blaise Pascal (somo 5 mulheres, ao todos) chegou em 21 de maio. Demos sorte. Uma amiga que vai para a universidades de Paris X ia viajar um mês antes para passar férias com a família do padastro em Amsterdã. Mas como ela recebeu a carta só em julho, não pode acelerar o processo do visto e... ficou no Brasil.

Depois da chegada da carta de aceite é hora de começar o processo de obtenção do visto. Por sorte, eu já tinha passaporte. Quem não tinha teve que mexer com isso também. Para requerer o passaporte é necessário marcar com antecedência, comparecer a um posto da Polícia Federal e apresentar 7 diferentes documentos (confira a lista nesse link). Só depois podemos começar o processo do visto.

E a primeira parte é se inscrever no Campus France, um portal sobre ensino superior na França que tem como objetivo promover e orientar estudantes brasileiros. O sistema já está implantado em 80 países e é o primeiro passo para quem quer estudar na terra de Napoleão. Para isso é necessário criar uma conta dando um email e uma senha. Depois, seção preencher formulários: informações pessoais, formação no Brasil, línguas cursadas e nível de francês, motivações para estudar na França e informações sobre a universidade escolhida, curso e tudo mais. Total: 5 formulários.

Quem não tem uma carta de aceite e está tentando estudar na França por conta própria precisa preencher tudo em detalhes e ainda agendar uma entrevista no consulado. Quem tem pode pular algumas partes. Depois de tudo completo é preciso enviar alguns documentos para o consulado de São Paulo: cópia da carta de aceite, comprovante de que está regularmente matriculado em uma universidade brasileira, carta de apresentação com dados pessoais (feita no pc ou a mão mesmo, com nome, sobrenome, idade, endereço, etc) e cópia do RG ou passaporte. Total: 4 documentos. Depois você recebe um email com a confirmação de que eles chegaram em São Paulo e foram validados, aí é a hora de pagar uma taxa de R$ 315.

Com tudo finalizado, a equipe do Campus France manda um email confirmando que você já pode iniciar o processo do visto. Junto com a mensagem vai um link com a lista de todos os documentos necessários para estudos de até 6 meses:

- Carta de aceite com a duração do curso
- Diploma ou histórico escolar brasileiro
- Certidão de nascimento
- Declaração do responsável pelo envio de 430 euros mensais (com firma reconhecida)
- Declaração de idoneidade bancária
- 3 últimos contra-cheques e declaração completa de imposto de renda
- Documento com confirmação de moradia na França
- Carteira de identidade
- Passaporte válido
- Formulário 65/VI preenchido
- CPF
- Fotografia 3,5 x 4,5
- Reserva de passagem com ida e volta

Total: 14 coisas diferente. E com uma cópia de cada, pois eles não pegam o original de todos os documentos. Por via das dúvidas, tire uma cópia de TUDO que você está entregando por aí para ter com você como garantia.

O consulado de Belo Horizonte funciona segunda a quinta, de 8h às 11h. É só chegar lá e esperar suas vez. A moça que cuida de tudo (não muito simpática) repassa todos os documentos e pega as cópias e os originais necessários, além de cobrar uma taxa de 50 euros.

Durante minha visitinha tive uma péssima notícia. Minha passagem já tinha sido comprada para o dia 13 de agosto. Eu iria dia 13 para o Porto, em Portugal, ficaria 15 dias com minha prima e só depois iria para a França, no dia 29. Quando falei isso ganhei um não como resposta. A moça disse que o estudante pode entrar no máximo 5 dias antes das aulas começarem em qualquer país da União Europeia. Como minha carta de aceite marcava 1º de setembro, só podia entrar dia 25. Quem se arrisca a entrar antes pode ser pego pelas autoridades locais e acabar voltando para o Brasil. Tive que remarcar... afff.

Continuando. Infelizmente, nem todos os consulados estão equipados para a coleta de dados biométricos. Os únicos que possuem isso são os de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Há uma certa divisão e eu, como residente em Minas Gerais, devia ir ao Rio de Janeiro. A ida ao consulado honorário no Rio é agendada no consulado de BH. Você decide dia e hora.

Como contei no post O Rio de Janeiro continua lindo, adorei ter de visitar a cidade. Amo o Rio e meu dia lá foi ótimo. Mas admito que é muito caro e fora de mão ir lá só para tirar uma foto e dar suas digitais. Juro. Foi só isso que fiz lá. Não demorou 5 minutos. Você entrega o documento do agendamento da visita, tira uma foto na hora, faz a coleta de digitais e pronto. "Seu visto fica pronto em 15 dias. É só pegar no consulado da sua cidade", foi o que me disse a mulher responsável (essa sim, nada simpática: muito chata mesmo).

Agora, tudo o que me falta é entregar três documentos na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG: formulário de trancamento parcial (chama afastamento para mobilidade universitária. Não é um trancamento pois vou continuar estudando, mas em outro lugar), cópia da carta de aceite, plano de disciplinas a serem cursadas na instituição anfitriã e confirmação de contratação do seguro saúde. Total: 4 documentos.

Fez as contas? Algumas taxas caras, uma viagem ao Rio, algumas idas a consulados e mais de 30 documentos, sem contar as cópias. Isso porque eu não tentei bolsa de estudos. As pessoas que tentaram precisaram autenticar e apresentar mais uns 15 documentos. Se é chato? Muito. Mas você acaba fazendo tudo na maior boa vontade. Afinal, são com essas chatices que você vai conseguir passar 6 meses no exterior... nada mau!

(No blog da Denise, um relato sobre a retirada do passaporte nacional para sua viagem à África do Sul. Foto tirada desse link)

Este é o processo para retirada de visto de estudos na França. É bom lembrar que para cada atividade as necessidades são diferentes. Para cada país também. Uma amiga vai para a África do Sul durante três meses e conta no blog (vi)Vendo a África todo o processo. Por sorte, passar três meses em outro país é bem menos burocrático, pois não há necessidade de visto. Como o processo que ela deve que enfrentar é bem parecido para qualquer brasileiro que queira ficar menos de 90 dias em um país estrangeiro, vale a pena uma visita!

8 comentários:

  1. hahahha
    E eu que achava que minha viagem tinha muitos detalhes!rs
    Dá trabalho, mas vai valer a pena, Ju.

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii que vontade. Sei que esse processo burocrático é chato (aliás, me lembrou muito a cena do Albergue Espanhol, em que o personagem vai participar do programa de intercâmbio 'ERASMUS' e a mulher dá uma lista gigante de todos os documentos que ele precisa).

    Fiquei muito curiosa quanto a esse programa. Tem que ser universitário? E vc vem estudando francês há qt tempo?

    Bom, vou dar uma lida melhor no seu blog então.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Caracas! Que complicado comentar aqui, rs. Não tenho nenhum registro em nenhum site e saiu como Gazeta Toronto. Rss. meu blog é o http://opontoweb.com.br/euvousozinha

    Beijos!
    Isa

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa! Tem razão quanto ao Albergue Espanhol! Hehehehe Não entendi porque apareceu Gazeta Toronto... o que faço para postar é selecionar aqui em baixo o "conta google", pois o email que registrei o meu blog é do gmail!

    Para esse programa especificamente é preciso ser universitário, mas na página do Campus France há uma série de dicas para pessoas que não são universitárias e querem fazer intercâmbio para a França. É mais difícil, pois aí a pessoa se candidata por conta prórpia, precisa fazer uma entrevista, mostrar que quer ir lá para estudar (o medo deles é que as pessoas fiquem para sempre! =] ), mas é possível sim!

    Eu estudo francês há uns 3 anos! Não falo muuuuito bem não, mas dá pra elvar uma conversa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendo porque não podemos entrar na Europa com alguns meses de antecedencia do curso começar. Quem consegue visto de estudante perde o direito a 3 meses de turismo sem visto? Você chegou a questinar isso quando te negaram que fosse antes?

    Estou na mesma situaçao que vc esteve. Minha passagem esta comprada para o mes que vem mas o curso so começa no final de setembro. Se meu visto tiver inicio antes da data da minha chagada lá, vc acha q isso ainda pode dar problema?

    Obrigada!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Não é que a pessoa perde o direito de 3 meses de visto como "turista" na Europa. Assim que você chega no velho continente, um fiscal vai pedir o seu passaporte e perguntar porque você está lá. Você até pode dizer que é a turismo e el vai carimbar seu passaporte.

    De qq maneira, todos os países têm uma forma de mostrar que o estrangeiro pode ficar lá por mais de 3 meses, seja fazendo um documento de identidade novo ou te dando uma carteirinha de permissão, mas para obte-la você precisa mostrar o carimbo de entrada na União Europeia. E a carteirinha vai vir com o tempo dos seus estudos a partir da sua entrada! E na maioria dos países, você tem de pedir essa carteirinha ainda no primeiro mês de permanência na Europa, então não adianta ir antes... entende?

    Sinceramente, pode e não pode dar problema. Eu entrei no dia 26 de agosto na Europa com meu visto começando em setembro. Tenho família em Portugal e comprovei que iria ficar no Porto até o dia 30 de agosto e, só então, ir para a França. Depende muito do fiscal que vai te atender no aeroporto...! Se eu fosse você pegava a opinião de mais pessoas para não correr risco, ok? Você vai para a França? Entre no blog http://www.conexaoparis.com.br/ e pergunte!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Gostei muito do post, parabéns! Estou indo em agosto para a França também, nesse mesmo esquema seu. Ficarei 5 meses e vou tirar o visto de sejour temporário... é isso mesmo ou tô fazendo errado? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!

    É isso mesmo. Você sai do Brasil com um visa no seu passaporte, mas assim que chegar lá deve tomar algumas providências. Até a primeira semana, deve enviar uma correspondência para a prefeitura (se não me engano) com o xerox do seu carimbo de entrada e do seu passaporte.

    Depois, então, você vai até o órgão responsável pela estadia de estrangeiros (no meu caso era na própria prefeitura), leva outros documentos e foto, paga uma taxa, e ganha o séjour. A embaixada da França no Brasil aonde você fez essa primeira parte normalmente explica tudo direitinho. Converse com eles pois eu posso estar esquecendo de algo.

    Qualquer coisa me envie um email: juafonso6@gmail.com

    Beijos!

    ResponderExcluir