sábado, 31 de julho de 2010

Euro, Dólar, Traveler Cheque, Cartão de crédito ou Visa Travel Money?

Com todos os documentos arrumados, o próximo ponto importante para se pensar é o dinheiro. Afinal, dinheiro também é qualidade de vida. Durante o intercâmbio, é preciso pagar pela moradia universitária, pelas refeições, pelo transporte e também - claro - pela viagens paralelas ao longo do semestre.

Para escolher o que usaria, recorri a diversas matérias na internet e conversei com várias pessoas que já foram para o exterior. No fim, decidi levar uma certa quantia de euros em dinheiro (é sempre bom levar notas da moeda corrente para pagar alguma taxa "extra") e um Visa Travel Money, um cartão de saque e débito internacional.

Para ajudar quem ainda não se decidiu, vou reproduzir aqui uma matéria do blog Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, escrita em 25 de julho de 2009. Ele dá os prós e contras de todas as formas de dinheiro para quem vai viajar para o exterior.

DÓLAR, EURO, LIBRA (e, vá lá, PESO)

Vantagens:

- Com a grana na mão você não corre o risco de perder dinheiro em uma eventual desvalorização do real até o fim da sua viagem (E o assunto morre ali: logo depois de efetuada a compra você para de pensar se fez um bom negócio ou não).

- Se você viajar para lugares onde a moeda é corrente, não vai precisar se preocupar em faezr câmbio. Hurra!

- Se sobrar, você pode guardar para a próxima (e você vai se dar conta de que não existe dinheiro mais barato e bem vindo do que dólar de gaveta)

- Na Europa, recomenda-se, principalmente para integrantes dos grupos mais visados - rapazes, mulheres jovens, estudantes, participantes de simpósios e congressos - passar pela imigração com 60 euros em espécie por pessoa por dia de estada. (Caso o agente implique com você, não ter esse dinheiro vivo em mãos pode dar o argumento objetivo de que ele precisa para barrar sua entrada)
(Foto tirada desse link)
Desvantagens:

- A compra é feita na cotação "turismo" (dólar-turismo, euro-turismo), que é significativamente mais cara do que a cotação comercial (sexta passada, enquanto o dólar comercial estava 2,02, o turismo estava 2,15 - 6,4% mais alta); ou ainda no "paralelo", que pode ser mais caro ainda.

- Se você viajar para lugares em que o dinheiro não seja moeda corrente (dólar no Peru e euro na Hungria), vai ter que procurar casa de câmbio e passar toda vez pelas mesmas dúvidas. Seráq ue não coinssigo uma cotação melhor? Será que não estão me engabelando na comissão? (Quando você se dá conta, perdeu uma manhã por causa de tostões, e ainda ficou num mau humor do cão.)

- Andar com dinheiro vivco/guardar dinheiro vivo no hotel são fontes de preocupação constante. (Na Europa sobretudo o que não falta são mãos leves.)

Precauções:
- Antes de comprar peso argentino no Brasil veja se a cotação vale a pena. Consulte o site Dolar Hoy.

Oportunidades:

- Comprar dólar ou euro de amigo/conhecido é uma ótima: dá para estabelecer uma cotação inetrmediária entre os valores de compra (sempre baixos para o seu amigo) e venda (sempre altos para você), e todo mundo sai ganhando.

REAL

- Só vale mesmo na Argentina (e no Uruguai) - mas é preciso saber onde fazer câmbio, senão você vai perder dinheiro. O Banco Nación do aeroporto (funciona 24 horas, 365 dias), costumava ter uam ótima cotação, mas parece que naõ é mais tão garantido assim. Veja antes no Dólar Hoy que mostra em que banco conseguir o melhor preço. Muitos dos bancos e corretoras com as cotações boas ficam na calle Sarmiento, no centro, e funcionam, claro, em horário bancário. As casas de câmbio comuns costumam ter cotações melhores enquanto os bancos estão abertos. Fora do horário bancário e nos fins de semana, elas aproveitam a falta de concorrência para jogar o câmbio no chão.

- Nos outros países você pode até achar quem compre real, mas a cotação sempre vai ser muito ruim.

TRAVELERS CHEQUE

Vantagens:

- Se você perder ou for roubado, pode recuperar o valor não usado.

- Você se garante contra desvalorizações e pode usar os cheques que sobrarem em viagens futuras.

- Nos Estados Unidosa é usado normalmente pelo comércio, hotéis e restaurantes.

(Foto tirada desse link)

Desvantagens:

- A cotação é a do dólar-turismo.

- Na Europa e em outros lugares perde-se MUITO TEMPO procurando um lugar para trocar os travelers com boa cotação e sem comissão.

Precaução:
- Se você optar por esse meio e for para um destino que não os Estados Unidos, saia de casa com os endereços (devidamente google-mapeados) dos postos de troca, informe-se dos horários em que estão abertos e programe as suas incursões cambiais como quem visitas a museus. Caso contrário, prepare-se para sofrer: "Ih, ta acabando o dinheiro, precisamos trocar travelers", é o prenúncio de um dia conturbado e com programas cancelados.

SAQUES NO EXTERIOR

Pergunte ao seu gerente se o seu cartão de banco dá direito a saques no exterior na função conta-corrente. Esse é um benefício cada vez mais comum.

Vantagens:

- A conversão é feita por uma cotação muito próxima à taxa interbancária - ou seja, praticamente o dólar comercial.

- Vale para qualquer país do mundo que tenha caixas automáticos. Você não precisa pensar se é melhor levar dólar ou euro para o Nepal ou a Indonésia. Basta selecionar a funação "conta corrente" (checking account).

- Caixas automáticos são muito mais numerosos do que casas de câmbio e não fecham nunca.

Desvantagens:

- E se der pau no meu cartão? Ou no sistema? É inevitável: cada operação dá um friozinho na barriga, por mais que as 35 anteriores tenham sido bem sucedidas.

- Há taxas (por operação) e limites de saque (por operação e por período) que variam enormemente de banco para banco, de conta para conta e de rede para rede. Normalmente, quanto mais "especial" for a sua conta, mais você saca, e menos você paga. (Ainda assim, saiba que se a brincadeira toda custar 5% do montante, você não perde dinheiro por conta da diferença de cotações entre o dólar comercial e o dólar-turismo)

Pegadinhas:

- Se o seu cartão não funcionar no caixa automático do banco X, tente no banco Y. Às vezes acontece de o seu cartão só ser válido numa rede específica.

- Se você fizer o seu saque com um cartão múltiplo de bandeira Visa, a conta vem na próxima fatura do seu cartão de crédito, pelo câmbio do sia do venciomento (se o dólar subir, você paga mais caro). Se você fizer o seu saque com um cartão múltiplo de bandeira MasterCard, o valor é debitado automaticamente da sua conta, pelo câmbio do dia (sem sustos na volta).

- Retire o máximo que der por operação, para diluir a taxa fixa de saque.
Precauções:

- Descubra o limite de saque do(s) seu(s) cartão(tões) no exterior - por operação e por período - antes de viajar, para saber o quanto vai dar para depender dele(s).

- Avise o seu gerente e o seu cartão sobre a sua viagem, para que o sistema não negue nenhuma operação por desconfiança.

CARTÃO DE CRÉDITO

(Foto tirada desse link)

Vantagens:

- Nas bandeiras Visa e MasterCard/Diners, os valores são convertidos por uma taxa muito próxima à do dólar-comercial; a doferença compensa o IOF de 2,38%.

- A aceitação está cada vez maior.

- Segurança: se perder, pode conseguir reposição ainda durante a viagem

Desvantagens:

- Na bandeira American Express, os valores são convertidos pelo dólar-turismo.

- Se o real se desvalorizar entre o momento da compra e o vencimenton da fatura, você perde dinheiro.

- Há limites de gastos e o sistema pode bloquear o uso se suspeitar fraude.

Precauções:

- Informe-se antes de sair sobre o seu limite, e avise a operadora da sua viagem.

Oportunidades:

- Se o seu cartão rende milhas, é uma ótima oportunidae de transformar os seis gastos em futuras passagens grátis.

VISA TRAVEL MONEY

É um cartão de débito internacional que você carrega antes de viajar e pode recarregar durante a viagem, à distância. Serve para saques e compras - e, de uns tempos pra cá - para pagamentos na internet também. É uma espécie de sucedâneo eletrônico dos travelers cheques.

Pode ser carregado em dólar ou em euro. Em países cuja a moeda seja diferente da carregada no cartão, o débito é feito pelo câmbio do dia. O VTM não é vendido pelos bancos, mas por corretoras de câmbio.

Vantagens:

- Você faz saques no exterior mesmo se a sua conta de banco não permitir; e pode fazer gastos por cartão mais elevados do que o limite do seu cartão de crédito (você determina o seu limite, basta depositar dinheiro na sua conta VTM).

- Ao esgotar o seu limite você pode recarregar o seu cartão (depositar mais dinheiro na conta); basta ligar o para o emissor e combinar o depósito, que é feito por DOC ou TED. 24 horas depois o dinheiro já está disponível para sacer ou fazer compras.
- Se você perder o cartão, ele é substituído rapidamente.

(Foto tirada desse link)

Desvantagens:

- A cotação usada é a do dólar-turismo.

- Há uma taxa de saque de US$ 2,50 por operação e, muitas vezes, uma outra taxa, da rede onde você está fazendo o saque. Há também um limite de saque por operação e por dia.

Oportunidade:

- Se você, como eu, é fã do mix saques internacionais + cartão de crédito, o VTM é o melhor e mais seguro Plano B de que podemos dispor.

4 comentários:

  1. Uma pergunta,

    Minha mãe tem 600 euros em Travellers Check, de uma viagem que fez e não gastou.

    Agora quer trocar esse dinheiroa qui no Brasil.

    Como proceder? Ela precisa ir pessoalmente trocar ou eu posso ir no lugar dela? Como proceder?

    ResponderExcluir
  2. Se quer saber de uma experiencia frustante, vou publicar. Nunca compre traveller checks do Itau. Eles vendem mas nao te dão nenhuma acessoria. Perdi algumas folhas e ao entrar em contato com o Banco ele simplesmente disse era revendedor do cheque e que eu teria que entrar em contato com a American Express. Esta somente comercializa cartoes de credito no Brasil e eu tive que me virar pelos telefone americano. Resultado: quando consegui fazer a queixa os cheques perdido já haviam sido trocado e eu nao obtive reembolso. Este lance que tem seguro é balela. É tão burocratico que voce desiste. E olha que isso foi domingo dia 17/06/12
    Ary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ary... que pena... Obrigada pelo relato. Nunca comprei travellers do Itaú e não conheço ninguém que tenha passado por isso, mas é sempre bom ouvir a opinião de quem usou o serviço! Abraços!

      Excluir