quinta-feira, 10 de março de 2011

Pequenos achados

A graça de morar em um certo lugar é conhecer coisas que mesmo um viajante atento jamais descobriria. Aquele bar que não está no guia mas que cheira a tradição. Aquela rua cheia de prédios diferentes e pitorescos. Aquela lojinha cheia de coisas bonitas a preço de banana. Aquele museu pouco badalado que oferece, vez ou outra, exposições de tirar o fôlego.

(Na França você pode encontrar mais tipos de queijo que dias no ano. Nos próprios supermercados as opções parecem não acabar)

Depois de cinco meses de "estadia" posso dizer que conheço muito bem a cidade que passei meu intercâmbio. Não que eu tenha decorado todas as suas ruelas, mas só as solas dos meus sapatos podem dizer o tanto que eu andei por lá. E nessas andanças encontrei alguns pequenos (grandes) achados.

Cartões de fidelidade - Todos os supermercados têm. Grande parte das lojas também. Se você é só um turista não vale a pena, mas se for ficar na cidade por um tempo, faça os seus. Os cartões de fidelidade são gratuitos e dão benefícios aos usuários. Em geral, eles funcionam à base do acúmulo do pontos a compra de certos produtos acumula pontos para trocar por produtos depois.

Brechós - Por acaso, no terceiro dia em que estava lá, num momento de preguiça pós-almoço, comecei a andar com meu pai pela Rue du Port. Encontramos dois ótimos brechós. Roupas boas, quase novas e baratas. Foi lá que eu voltei quando o inverno chegou e eu precisava de um casaco grande a preços módicos. Encontrei dois: um por 8 euros, outro por 12.

Pelúcia - A fachada já parece um conto de fadas. Só de olhar para a Shop Teddy Bear (também na Rue du Port) fiquei com vontade de entrar. São ursos e mais ursos de pelúcia pra menina nenhuma botar defeito. A loja tem um único dono, que a abre todos os dias e toma conta das vendas e dos produtos como se fossem relíquias de família.

(De todas as cores)

Delícias doces - Já disse que, na França, tudo que é folhado ou doce (ou os dois), é bom. Mas uma padaria merece destaque. Ela fica entre as ruas Paul Collomp e Boulevard Lafayette. Sua fachada é amarela e sua vitrine é um delírio. Os preços não são normais e a qualidade é superior à média. O folhado de queijo de cabra e o ganache de chocolate dessa padaria estão na lista dos melhores quitutes que comi durante minha viagem.

Música de qualidade - Se tem uma coisa que eu conheci bastante em Clermont são suas atividades noturnas. Na França, não é comum encontrar um bar com música ao vivo, salvo quando se fazem shows. Já a pizzaria Le Petit Bouchon fugia às regras. Todas as sextas-feiras o local trazia algum artista para tocar. Jazz, flamenco, soul music e ritmos variados. O local é confortável apesar de pequeno e o proprietário uma simpatia. A entrada é gratuita.

Ruelas - eu adorava me perder pelas ruelas de Clermont. Mas me perder mesmo (quem me conhece sabe que estou falando sério). Nessas, encontrei belas paisagens. Uma dica é pegar a rua que atravessa a Place de Jaude, Rue Blatin. Com o tempo os edifícios vão se tornando cada vez mais pitorescos e bonitos e as árvores vão tomando conta de metade das calçadas, enchendo as ruas de folhas verdes.

(Uma dessas belas paisagens que a gente encontra "por aí")

É sempre bom deixar a dica: reserve um tempo para descobrir a cidade por conta própria. E isso vale para qualquer lugar. Porque é sempre impossível conhecer um espaço em sua totalidade. Mesmo quem mora em uma cidade durante toda a vida não a conhece por inteiro. Nossos gostos, preferências, amizades, compromissos... tudo vai influenciar o passeio. Com certeza Clermont tem áreas que eu não conheço e que devem ser igualmente (ou mais, ou menos) belas, interessantes... Uma cidade são várias. E mesmo os mais entendidos vão se deparar todo dia com um novo bar, uma rua diferente ou um cantinho escondido.

3 comentários:

  1. Ju,
    muito bom o seu blog!
    Estou indo à Clermont agora em setembro para um intercâmbio de 6 meses e quero dizer que eu me senti extremamente mais empolgado de estar lá! Não vi nada pela net que descrevesse tão bem a cidade como este seu blog.
    Espero poder compartilhar momentos tão bons quanto os que você viveu la.
    Grato,
    Luan

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan!

    Que ótimo escutar isso! Tem poucas informações sobre Clermont na internet mesmo. Fico feliz por ter ajudado! Se tiver mais dúvidas me envia um email, ok? É juafonso6@gmail.com

    Beijos!

    ResponderExcluir