terça-feira, 1 de março de 2011

Tradição à mesa

A França é dividida por regiões e cidades, algo como nossos estados e municípios. A região de Auvergne - onde fica Clermont-Ferrand - tem características marcantes. Por estar no Massivo Central, a área é montanhosa e apresenta grandes extensões de terra. Dois terços da região se repartem em diversos vilarejos de 50 a 300 habitantes cada. Essas duas peculiaridades fazem do local um ambiente interiorano e agrícola, podemos dizer. Por ser assim, Auvergne se torna também uma região conservadora em comportamentos, costumes e tradições. E um dos principais ambientes onde podemos perceber isso é à mesa.

De fato, alguns dos clichês que rodeiam a culinária nacional como um todo podem ser facilmente comprovados.
1: Um francês não dispensa uma baguette (não importa a hora do dia).
2: As patisseries, aquelas pequenas padarias e docerias cheias de coisas bonitas e gostosas, estão mesmo por TODA parte.
3: Refeição é refeição, com entrada, prato principal, sobremesa e um bom vinho para acompanhar.

(Aligot, o mais famoso prato da região de Auvergne. Foto tirada desse link)

E se você está em Auvergne, à esses clichês podemos acrescentar a valorização dos produtos naturais, vindos diretamente das fazendas, e a difusão dos pratos típicos da região. De fato, deliciosos.

Tive a oportunidade de experimentar quase todos os pratos que fazem parte da gastronomia "auvergnat". O mais famoso é o Aligot, um purê de batatas com muito queijo, deixando aquela massa amarela como um chiclete. Outro que faz muito sucesso é a Tartiflette. Apesar do nome bonito, a receita não traz muitos segredos: cozinhe batatas e as pique em rodelas. Ordene-as em uma tigela de vidro e despeje pedaços de bacon e cebola fritos. Coloque creme de leite por cima, fatias de queijo Camembert para gratinar, leve ao forno e... Voilá!

(Normalmente, gratinados não têm erro. Foto tirada desse link)

Provamos também a Raclette, a convite de uma amiga durante as comemorações do mês de natal. Essa é uma daquelas comidas que aliam sabor e diversão, tal como chamar os amigos para uma noite de fondue ou sentar a beira da praia com pernas de caranguejo e martelinhos de madeira (toc toc toc). A raclette é um prato que precisa de um equipamento especial. A chapa elétrica esquenta a panela de babatas que fica por cima e também derrete o queijo (de mesmo nome) colocando-o em pequenas bandeijas de inox. Na mesa, milhares de tipos de presuntos e linguiças. Com batatas e salames no prato, jogue o queijo fundido...

(Cometi o pecado da gula umas três vezes só com essa refeição... Foto tirada desse link)

Algumas experiências gastronômicas, porém, não foram tão saborosas. Uma delas é Pote au feu. Ouvi dizer do prato, ouvi dizer e, quando fui provar, não era nada aalém de um cozido de legumes com um temperinho gostoso. A outra são as Andouilletes, linguiças feitas de... tripas. Argh! Provei, tentei gostar (juro), mas não é pra mim. Pior foi uma amiga que comeu e gostou, mas só até lhe dizerem quai eram os ingredientes da iguaria. Então, ela largou os talheres. Algumas comidas são incapazes de transpor os preconceitos gastronomico-culturais.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hummm, comi Raclette esse fim de semana na casa da minha cunhada Ju!! Bom mesmo isso. Nao lembro o nome do queijo que derretia nesse aparelho... heheheheheh. Ah, e um outro prato que gostei muito mesmo foi a Truffade, tipo pommes de terre et fromage, tudo que um bom frances ama!!
    E voce se esqueceu de um cliche: frances come queijo de sobremesa! Com pao e logico vinho... hehehehehehehehe. Estou ate me acostumando com essa culinaria trèss differente!
    Saudades suas!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Hum...! Raclette é muito bom! E o queijo leva o mesmo nome do prato (na verdade, é o prato que leva o nome do queijo) =]

    Saudades de vc tbm!
    Beijos

    ResponderExcluir